O presente projeto apresenta uma Cartilha Didática educativa, que contém os princípios para a formação e preparação de show de Química na educação básica, na área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. A mencionada cartilha serve como manual para docentes e discentes, pois fornece informações e instruções de como desenvolver experimentos, nesse sentido, contribui para expor o conteúdo de forma dinâmica, leve, e interdisciplinar, a fim de chamar a atenção dos alunos através da experimentação. Esta cartilha foi desenvolvida pelos discentes de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL – CAMPUS III, durante o período do Programa Residência Pedagógica (PRP) e posta em prática em ambientes escolares da educação básica, em formato de Shows de Química, visando inicialmente promover a interdisciplinaridade a investigação e a interação dos alunos através da experimentação. Sendo composta de 15 experimentos que podem ser facilmente reproduzidos em sala de aula ou no pátio das escolas, conta também com a descrição, passo a passo e a explicação de cada experimento, tipos de reagente utilizados bem como suas respectivas propriedades, lista de vidrarias e materiais necessários, soluções rotuladas, lista de reagentes, propriedades dos reagentes, produtos formados os cuidados a serem tomados e a forma correta de neutralização e descarte. Tal cartilha explora uma variedade de experimentos químicos que oferecem uma visão fascinante do mundo da ciência, desde a observação de reações químicas simples ate a investigação de conceitos mais avançados, cada experimento proporciona uma oportunidade única de aprender e descobrir.