O presente trabalho corresponde a um projeto de intervenção denominado, alfabetização e letramento: nas letras dançantes do reggae, executado na U.E.B. Senador Miguel Lins, uma escola de anos iniciais, localizado em São Luís, Maranhão, tem como objetivo geral, promover a alfabetização e o letramento de forma lúdica e criativa, utilizando o ritmo e a melodia do reggae como ferramenta pedagógica, visando despertar o interesse das crianças para o processo de aprendizagem da escrita e leitura, e objetivos específicos, desenvolver habilidades de alfabetização, utilizando leitura e escrita de letras de músicas do reggae; estimular a alfabetização e a expressão oral e escrita através de atividades relacionadas ao reggae; compreender a história e a evolução do gênero musical reggae; identificar alguns artistas, músicas e elementos que caracterizam o reggae; conhecer as influências culturais e sociais por trás do reggae em São Luís; compreender o reggae como um fenômeno cultural. A partir da observação, foi encontrado um problema, e diante disto, surgiu a intervenção, como forma de amenizar aquela realidade. O projeto foi executado semanalmente, entre 1 ou 2 vezes, confeccionamos recursos como enriquecimento. Observamos nas ações do projeto, a participação e motivação dos alunos no desenvolvimento das tarefas, bem como foram efetivas as práticas de leitura e escrita, por meio das letras do reggae. Além de saber que amenizamos um problema dentro daquela situação específica, foi prazeroso ver crianças cantando letras de músicas “nossas” compreendendo suas raízes, desmistificando esse gênero musical e mostrar que o mesmo faz parte do cotidiano ludovicense.