O PIBID é um programa que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com as redes de ensino, com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. O objetivo do presente trabalho é analisar as vivências dos alunos de licenciatura de História e Química da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com auxílio de ferramentas para coletar informações acerca do intuito deste estudo. Este estudo foi elaborado com o intuito de apresentar as vivências de bolsistas da Uema, procurando demonstrar os desafios e a importância delas na vida acadêmica. A partir das estratégias desenvolvidas, os graduandos afirmaram que a atuação docente vai além do aspecto conteudístico, de forma que entender a dinâmica da sala de aula é essencial para uma melhor visualização da área enquanto aluno de licenciatura. Tendo em vista os relatos, foi possível obter clareza acerca dos desafios enfrentados, a importância e como o programa traz uma visão profunda do fazer docente.