Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

CAÇADORES DE FUNÇÕES: O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O ENSINO DE FUNÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107421
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 4385
    "titulo" => "CAÇADORES DE FUNÇÕES: O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O ENSINO DE FUNÇÕES"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo evidenciar uma atividade de Matemática, desenvolvida junto ao Programa Residência Pedagógica, elaborada na plataforma Wordwall, vivenciada em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública localizada no município de Petrolina-PE. A pesquisa é qualitativa e exploratória, almeja evidenciar o desenvolvimento e aplicação do jogo “Caçadores de Funções”, desenvolvido na plataforma online Wordwall, contendo 21 questões, exibidas aleatoriamente para os jogadores, que englobam os saberes conceituais e operacionais sobre função afim e função quadrática. As principais questões discutidas nos resultados ressaltam a importância de abordar não apenas a teoria, mas também a prática e a aplicação dos conceitos matemáticos, além de propor atividades que incentivem a exploração dos aspectos conceituais, a fim de promover uma compreensão mais profunda e significativa da Matemática. Os dados obtidos permitiram inferir que o uso de plataformas, como o Wordwall, pode ser uma ferramenta valiosa no processo de integração da tecnologia de forma crítica e reflexiva no ensino da Matemática, desde que seja acompanhado de uma abordagem pedagógica adequada e de um planejamento cuidadoso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID4385_TB627_26032024104655.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL ARAUJO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel Araujo"
    "autor_email" => "gabrielaraujo2001258@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107421
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 627
    "inscrito_id" => 4385
    "titulo" => "CAÇADORES DE FUNÇÕES: O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR O ENSINO DE FUNÇÕES"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo evidenciar uma atividade de Matemática, desenvolvida junto ao Programa Residência Pedagógica, elaborada na plataforma Wordwall, vivenciada em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública localizada no município de Petrolina-PE. A pesquisa é qualitativa e exploratória, almeja evidenciar o desenvolvimento e aplicação do jogo “Caçadores de Funções”, desenvolvido na plataforma online Wordwall, contendo 21 questões, exibidas aleatoriamente para os jogadores, que englobam os saberes conceituais e operacionais sobre função afim e função quadrática. As principais questões discutidas nos resultados ressaltam a importância de abordar não apenas a teoria, mas também a prática e a aplicação dos conceitos matemáticos, além de propor atividades que incentivem a exploração dos aspectos conceituais, a fim de promover uma compreensão mais profunda e significativa da Matemática. Os dados obtidos permitiram inferir que o uso de plataformas, como o Wordwall, pode ser uma ferramenta valiosa no processo de integração da tecnologia de forma crítica e reflexiva no ensino da Matemática, desde que seja acompanhado de uma abordagem pedagógica adequada e de um planejamento cuidadoso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID4385_TB627_26032024104655.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL ARAUJO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel Araujo"
    "autor_email" => "gabrielaraujo2001258@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo evidenciar uma atividade de Matemática, desenvolvida junto ao Programa Residência Pedagógica, elaborada na plataforma Wordwall, vivenciada em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública localizada no município de Petrolina-PE. A pesquisa é qualitativa e exploratória, almeja evidenciar o desenvolvimento e aplicação do jogo “Caçadores de Funções”, desenvolvido na plataforma online Wordwall, contendo 21 questões, exibidas aleatoriamente para os jogadores, que englobam os saberes conceituais e operacionais sobre função afim e função quadrática. As principais questões discutidas nos resultados ressaltam a importância de abordar não apenas a teoria, mas também a prática e a aplicação dos conceitos matemáticos, além de propor atividades que incentivem a exploração dos aspectos conceituais, a fim de promover uma compreensão mais profunda e significativa da Matemática. Os dados obtidos permitiram inferir que o uso de plataformas, como o Wordwall, pode ser uma ferramenta valiosa no processo de integração da tecnologia de forma crítica e reflexiva no ensino da Matemática, desde que seja acompanhado de uma abordagem pedagógica adequada e de um planejamento cuidadoso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.