O Projeto Político Pedagógico - PPP é um documento muito importante para a construção e desenvolvimento da gestão, dos currículos e das práticas educativas na instituição escolar. Dessa forma, o PPP é a identidade da escola e precisa envolver em sua construção e permanente avaliação, os/as estudantes, professores/as e comunidade escolar na perspectiva de uma educação pautada no coletivo, na qual todos/as participam como protagonistas das ações cotidianas. O presente estudo busca analisar as concepções e orientações relativas aos processos de aprendizagem das crianças no PPP de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Angicos/RN. Foi possível perceber que o documento utiliza como embasamento legal os documentos norteadores da Educação Infantil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Brasil, 1996), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI (Brasil, 2009), entre outros. Os referidos documentos, salvo suas diferenças e objetivos, apontam para um olhar atento em relação ao protagonismo das crianças em suas aprendizagens. Na análise, identificamos que o PPP do CMEI prioriza o brincar como forma principal de aprendizagem das crianças e desenvolvimento de seus direitos. Desse modo, identificamos uma concepção de aprendizagem pautada na brincadeira como prática cultural, interação social mediada pelo outro e pela linguagem, propulsora de desenvolvimento e experiência singular da criança.