Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

BINGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O CONTEÚDO DE VERTEBRADOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107434
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 654
    "inscrito_id" => 1801
    "titulo" => "BINGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O CONTEÚDO DE VERTEBRADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma experiência construída no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Ciências da Natureza. O objetivo do trabalho é refletir sobre o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático de bingo, como ferramenta pedagógica para aprendizagem sobre vertebrados, constatado pelos licenciandos como amplo, detalhado e de difícil compreensão. No formato de bingo, o jogo foi desenvolvido com 35 alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Padre Pinho, localizada no bairro de Cruz das Almas, na cidade de Maceió, Alagoas, escola parceira do PIBID. Foram utilizados materiais de baixo custo para sua construção e foi aplicado após uma sequência de aulas que trataram dos diversos grupos de vertebrados. A dinâmica foi realizada em grupos, que entre si competiram ao explorar o conteúdo, bem como colaboram entre si, resgatando e organizando as informações, para utilizá-las nos diálogos sobre as respostas. A coleta de dados se deu por meio de diário de campo e relatamos também nossa experiência no processo. O trabalho trouxe mobilização dos estudantes, interação entre si e com o material, buscando entendimento de conceitos, processos e estruturas dos grupos de animais estudados. Além de poder ser aplicado em diversas outras situações, trouxe para os licenciandos reflexões sobre a aprendizagem de vertebrados, o planejamento e avaliação de atividades interativas, a realização dessas atividades mesmo com pouco recurso e a responsabilidade do docente de Ciências da Natureza na formação cidadã do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1801_TB654_23042024212005.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA CRISTINA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanecrys@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107434
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 654
    "inscrito_id" => 1801
    "titulo" => "BINGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O CONTEÚDO DE VERTEBRADOS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata de uma experiência construída no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Ciências da Natureza. O objetivo do trabalho é refletir sobre o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático de bingo, como ferramenta pedagógica para aprendizagem sobre vertebrados, constatado pelos licenciandos como amplo, detalhado e de difícil compreensão. No formato de bingo, o jogo foi desenvolvido com 35 alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Padre Pinho, localizada no bairro de Cruz das Almas, na cidade de Maceió, Alagoas, escola parceira do PIBID. Foram utilizados materiais de baixo custo para sua construção e foi aplicado após uma sequência de aulas que trataram dos diversos grupos de vertebrados. A dinâmica foi realizada em grupos, que entre si competiram ao explorar o conteúdo, bem como colaboram entre si, resgatando e organizando as informações, para utilizá-las nos diálogos sobre as respostas. A coleta de dados se deu por meio de diário de campo e relatamos também nossa experiência no processo. O trabalho trouxe mobilização dos estudantes, interação entre si e com o material, buscando entendimento de conceitos, processos e estruturas dos grupos de animais estudados. Além de poder ser aplicado em diversas outras situações, trouxe para os licenciandos reflexões sobre a aprendizagem de vertebrados, o planejamento e avaliação de atividades interativas, a realização dessas atividades mesmo com pouco recurso e a responsabilidade do docente de Ciências da Natureza na formação cidadã do estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1801_TB654_23042024212005.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA CRISTINA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanecrys@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho trata de uma experiência construída no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Ciências da Natureza. O objetivo do trabalho é refletir sobre o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático de bingo, como ferramenta pedagógica para aprendizagem sobre vertebrados, constatado pelos licenciandos como amplo, detalhado e de difícil compreensão. No formato de bingo, o jogo foi desenvolvido com 35 alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Padre Pinho, localizada no bairro de Cruz das Almas, na cidade de Maceió, Alagoas, escola parceira do PIBID. Foram utilizados materiais de baixo custo para sua construção e foi aplicado após uma sequência de aulas que trataram dos diversos grupos de vertebrados. A dinâmica foi realizada em grupos, que entre si competiram ao explorar o conteúdo, bem como colaboram entre si, resgatando e organizando as informações, para utilizá-las nos diálogos sobre as respostas. A coleta de dados se deu por meio de diário de campo e relatamos também nossa experiência no processo. O trabalho trouxe mobilização dos estudantes, interação entre si e com o material, buscando entendimento de conceitos, processos e estruturas dos grupos de animais estudados. Além de poder ser aplicado em diversas outras situações, trouxe para os licenciandos reflexões sobre a aprendizagem de vertebrados, o planejamento e avaliação de atividades interativas, a realização dessas atividades mesmo com pouco recurso e a responsabilidade do docente de Ciências da Natureza na formação cidadã do estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.