O presente estudo descreve a implementação de um projeto de horta sustentável na Escola Estadual Cívico-Militar Mineko Hayashida, realizado de outubro a dezembro de 2023, sob a supervisão dos mentores do projeto e com a plena colaboração da comunidade escolar. O foco principal foi a instauração de canteiros suspensos e térreos, os quais foram utilizados como ferramenta pedagógica, visando não apenas aprimorar a qualidade da alimentação escolar, mas também integrar a prática como parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, concebendo os canteiros como laboratórios escolares e promovendo a interdisciplinaridade. Os resultados indicaram um aumento significativo no interesse dos alunos em consumir e conhecer os vegetais, contribuindo para uma dieta mais saudável. Além disso, os estudantes demonstraram apreciação pela instrução prática. Destaca-se que as atividades práticas não apenas despertaram a curiosidade dos alunos, mas também incentivaram sua participação e engajamento nas aulas, promovendo a autorreflexão sobre hábitos alimentares saudáveis e ampliando a conscientização em relação às questões abordadas na educação ambiental.