As atividades práticas desempenham um papel crucial no Programa Residência Pedagógica (PRP), permitindo aos licenciandos integrar-se ao contexto escolar, compartilhar conhecimento e contribuir para a formação dos estudantes. No entanto, apesar da importância das práticas, há obstáculos como a falta de laboratórios e tempo para preparação das aulas. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências no desenvolvimento de aulas práticas durante o período de regência no âmbito do PRP. O relato de experiência destaca diversas atividades realizadas durante o programa, como o projeto "Alimentação Saudável", "Rê-Lixo", conscientização ambiental e experimentos científicos. Essas iniciativas não só enriqueceram o ensino, mas também promoveram o engajamento dos alunos, estimulando debates, reflexões e aprendizado prático. Apesar dos desafios enfrentados, as residentes demonstraram criatividade e adaptação, utilizando recursos mínimos para proporcionar experiências educativas significativas. Essas práticas não apenas beneficiaram os alunos, mas também contribuíram para o desenvolvimento profissional das residentes, preparando-as para os desafios do ambiente educacional. Portanto, as experiências vivenciadas no PRP destacam a importância de abordagens e práticas pedagógicas dinâmicas no ensino de Ciências e Biologia. Essas iniciativas ressaltam a necessidade de investir em metodologias ativas e promover parcerias entre programas de formação de professores e escolas públicas, visando criar um ambiente educacional estimulante e participativo.