O presente trabalho contém as experiências vivenciadas durante a realização de um projeto de recomposição de aprendizagens para alunos do sexto ano que ainda se encontravam não alfabetizados, com o objetivo de auxiliá-los nesse processo de aprendizagem. Para a realização do projeto utilizou-se à metodologia da pesquisa-ação, sendo possível participar ativamente da realização do projeto através da realização de atividades diversificadas como associação imagem-som, formação de palavras e utilização de caligrafias e apostila de atividades. Durante a realização do projeto, observamos as consequências da pandemia e da falta de investimentos no processo de alfabetização e letramento com as causas principais de déficits de aprendizagem, especialmente para alunos que já ultrapassaram a idade esperada para estarem alfabetizados. Com isso, constatamos a importância da realização de intervenções pedagógicas que auxiliem os estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem como forma de diminuir os impactos da pandemia na educação básica brasileira. Os resultados da pesquisa demonstram que projetos como esse tem a capacidade de conseguir resultados positivos, tanto no processo de aprendizagem, quanto na relação entre aluno e professor proporcionando momentos de aprendizagem mútua e sendo crucial na formação de professores no âmbito do Programa Residência Pedagógica.