Este trabalho destina-se a discorrer sobre duas práticas docentes, as quais contém a utilização de jogos, ocorridas em uma turma do segundo ano (Ensino Médio), de uma escola do município do Rio Grande/RS, no âmbito do subprojeto de Língua Espanhola e Língua Inglesa, concernentes ao Programa de Residência Pedagógica (CAPES). A realização das atividades supracitadas deu-se pelo fato de que se observou o desinteresse pela disciplina de Língua Espanhola, especialmente porque as aulas são ministradas na língua-alvo. Em virtude disso, os jogos objetivaram motivar os discentes a participarem dos seus processos de ensino-aprendizagem, embora os alunos utilizassem a língua portuguesa ao comunicar-se. Pretendeu-se inserir atividades lúdicas para atrair o interesse dos estudantes pelas aulas, pois constatou-se que eles costumam sentir-se confortáveis com tarefas de ordem lúdica. Na primeira, um jogo de perguntas e respostas sobre a Colômbia. Na segunda, um exercício com o uso de fichas, sobre os gêneros dos substantivos em espanhol, as quais compreendiam os determinantes “el” e “la” e 60 substantivos. Na primeira tentativa, notou-se que os discentes mostraram-se apáticos. Na segunda oportunidade entendeu-se que a atividade foi melhor recebida, posto que todos participaram, quiçá por trabalhar em contato com os seus pares. Em suma, pode-se considerar que houve uma crescente no que concerne à participação discente durante a execução de tarefas com o uso da ludicidade para a sala de aula; com isso, fazermos com que os estudantes sintam-se autônomos dentro da sua jornada de aprendizagem.