A formação docente no Brasil é desafiadora e se faz importante ter formas de causar nos futuros professores a experiência prática do dia a dia profissional. Programas como a Residência Pedagógica trazem tais experiências para os alunos das licenciaturas, além de dar uma fonte de renda proporcionando aos alunos maior oportunidade de focar em seus estudos e na imersão da vivencia educacional. Esse trabalho relata as contribuições vindas através desse programa em turmas de Física do Ensino Médio, aonde foi possível a interação com os alunos e também com os professores, aprendendo na prática e auxiliando também no desenvolvimento dos alunos, isso onde foram realizadas experimentações e monitorias, até a elaboração e correção de questões para as provas, e dando a oportunidade de poder exercer métodos de ensino da Física de uma forma mais simplificada possível. Com isso a aplicação desses programas traz situações satisfatórias para os todos os agentes envolvidos: alunos, professores e os licenciandos, todos eles possuem pontos de avanço com o programa. Essas experiências tem a capacidade de afirmar se um licenciando realmente deseja ter a docência como sua forma de contribuir para com a sociedade, além de contribuir de forma geral para a educação brasileira.