O presente trabalho teve como objetivo destacar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para aprimorar a formação do futuro profissional da educação básica, a partir de um relato de experiência de uma discente do curso de Licenciatura em Biologia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, participando do PRP no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Descrevendo o envolvimento e ações na escola-campo e as responsabilidades como regente de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado à Agroindústria e as atividades realizadas, como aulas teóricas e práticas. A participação no PRP também incluiu a observação participativa, reuniões com a preceptora e orientadora, bem como a ministração de aulas, participação em eventos acadêmicos e colaboração em projetos, como o Circuito Tela Verde. O relato apresentado infere que o processo de formação docente, requer constante atualização e aperfeiçoamento adquirido na graduação e consecutivamente, oferecendo aos discentes uma formação íntegra e consciente do seu próprio conhecimento e sua disposição para o exercício da futura profissão.