Os trabalhos de campo na Geografia têm como objetivo promover o estudo do meio através da observação participante, instigando a reflexão crítica sobre as dinâmicas da paisagem. Tal metodologia, quando aplicada ao ensino, permite aos educandos adquirirem profunda compreensão do espaço geográfico, integrando a teoria da sala de aula e a prática em campo. Para a execução deste trabalho, foram realizados estudos anteriores sobre os assuntos abordados, contando com a explicação e observação durante a atividade a ser realizada na Lagoa Juca Sampaio, em Palmeira dos Índio, além de uma posterior avaliação no relato de campo. Além disso, foram analisadas substancialmente as produções de Santos (2002, 2008) sobre as categorias de análise espacial, Neves (2016) no processo de planejamento da atividade, Nunes e Nogueira (2019) para contextualizar o local de estudo e Alentejano e Rocha-Leão (2006) para um criticismo sobre a metodologia. Analisamos que a aula de campo se mostra como uma metodologia satisfatória para a reflexão dos processos geográficos previamente estudados, sejam eles urbanos, naturais ou sociais. Os estudos demonstram a necessidade do uso de metodologias para aprimorar a qualidade do ensino de Geografia, permitindo um aprendizado dinâmico e transformador.