Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ASSIMILAÇÃO NO ENSINO SOBRE VÍRUS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107135
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 1919
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ASSIMILAÇÃO NO ENSINO SOBRE VÍRUS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Este estudo aborda a importância das atividades práticas, incluindo um jogo de assimilação, no ensino sobre vírus. O objetivo foi analisar como essas estratégias metodológicas influenciam o aprendizado dos alunos em um tema complexo como os vírus. A pesquisa foi conduzida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), utilizando uma abordagem qualiquantitativa. Os alunos participaram de uma sequência didática dividida em dois momentos: exposição teórica seguida da aplicação de pré-teste, e jogo de assimilação em grupos de cinco alunos, seguido pelo pós-teste. Os resultados revelaram uma melhora significativa no desempenho dos alunos entre o pré-teste e o pós-teste, indicando a eficácia das atividades práticas no aprendizado sobre vírus. Houve interação entre os alunos, tornando o ambiente mais dinâmico e participativo. A utilização de atividades práticas, como jogos de assimilação, mostrou-se uma abordagem eficaz para melhorar o entendimento dos alunos sobre vírus. Essas estratégias não só facilitaram a assimilação do conteúdo, mas também estimularam o interesse dos alunos pelo tema, destacando a importância de métodos diversificados no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID1919_TB140_04032024141058.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA LORRANY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Lorrany"
    "autor_email" => "bruna.silva.2022@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107135
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 1919
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE ASSIMILAÇÃO NO ENSINO SOBRE VÍRUS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Este estudo aborda a importância das atividades práticas, incluindo um jogo de assimilação, no ensino sobre vírus. O objetivo foi analisar como essas estratégias metodológicas influenciam o aprendizado dos alunos em um tema complexo como os vírus. A pesquisa foi conduzida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), utilizando uma abordagem qualiquantitativa. Os alunos participaram de uma sequência didática dividida em dois momentos: exposição teórica seguida da aplicação de pré-teste, e jogo de assimilação em grupos de cinco alunos, seguido pelo pós-teste. Os resultados revelaram uma melhora significativa no desempenho dos alunos entre o pré-teste e o pós-teste, indicando a eficácia das atividades práticas no aprendizado sobre vírus. Houve interação entre os alunos, tornando o ambiente mais dinâmico e participativo. A utilização de atividades práticas, como jogos de assimilação, mostrou-se uma abordagem eficaz para melhorar o entendimento dos alunos sobre vírus. Essas estratégias não só facilitaram a assimilação do conteúdo, mas também estimularam o interesse dos alunos pelo tema, destacando a importância de métodos diversificados no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID1919_TB140_04032024141058.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA LORRANY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Lorrany"
    "autor_email" => "bruna.silva.2022@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este estudo aborda a importância das atividades práticas, incluindo um jogo de assimilação, no ensino sobre vírus. O objetivo foi analisar como essas estratégias metodológicas influenciam o aprendizado dos alunos em um tema complexo como os vírus. A pesquisa foi conduzida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), utilizando uma abordagem qualiquantitativa. Os alunos participaram de uma sequência didática dividida em dois momentos: exposição teórica seguida da aplicação de pré-teste, e jogo de assimilação em grupos de cinco alunos, seguido pelo pós-teste. Os resultados revelaram uma melhora significativa no desempenho dos alunos entre o pré-teste e o pós-teste, indicando a eficácia das atividades práticas no aprendizado sobre vírus. Houve interação entre os alunos, tornando o ambiente mais dinâmico e participativo. A utilização de atividades práticas, como jogos de assimilação, mostrou-se uma abordagem eficaz para melhorar o entendimento dos alunos sobre vírus. Essas estratégias não só facilitaram a assimilação do conteúdo, mas também estimularam o interesse dos alunos pelo tema, destacando a importância de métodos diversificados no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.