Este estudo aborda a importância das atividades práticas, incluindo um jogo de assimilação, no ensino sobre vírus. O objetivo foi analisar como essas estratégias metodológicas influenciam o aprendizado dos alunos em um tema complexo como os vírus. A pesquisa foi conduzida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), utilizando uma abordagem qualiquantitativa. Os alunos participaram de uma sequência didática dividida em dois momentos: exposição teórica seguida da aplicação de pré-teste, e jogo de assimilação em grupos de cinco alunos, seguido pelo pós-teste. Os resultados revelaram uma melhora significativa no desempenho dos alunos entre o pré-teste e o pós-teste, indicando a eficácia das atividades práticas no aprendizado sobre vírus. Houve interação entre os alunos, tornando o ambiente mais dinâmico e participativo. A utilização de atividades práticas, como jogos de assimilação, mostrou-se uma abordagem eficaz para melhorar o entendimento dos alunos sobre vírus. Essas estratégias não só facilitaram a assimilação do conteúdo, mas também estimularam o interesse dos alunos pelo tema, destacando a importância de métodos diversificados no processo de ensino-aprendizagem.