Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

EXPLORANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS

Palavra-chaves: CÁLCULO DA MEDIDA DE ÁREA, ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108728
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 410
    "inscrito_id" => 2657
    "titulo" => "EXPLORANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS"
    "resumo" => "É indiscutível a importância da contextualização sobre as aplicações da Matemática no cotidiano dos estudantes, para um ensino de Matemática integral e de qualidade. Diante disso, este trabalho apresenta a vivência de uma proposta didática, que teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de saberes relacionados ao cálculo da medida de área a partir de situações cotidianas. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida em turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Petrolina, no sertão de Pernambuco. E debruçou-se na abordagem de uma questão motivadora, a qual apresenta um problema relacionado à sala de aula e que requer uma execução prática para sua solução. Pôde-se observar que a atividade incentivou os estudantes a colaborarem uns com os outros, contribuindo, então, com o desenvolvimento de habilidades inerentes ao cálculo de medidas de áreas e à conversão de medidas. Ademais, possibilitou aos estudantes desempenharem papel ativo na construção da própria aprendizagem. De maneira geral, os participantes demonstraram uma compreensão satisfatória dos saberes relacionados à atividade, o que foi verificado a partir da análise do desempenho no decorrer da proposta. No que diz respeito à atividade vivenciada, conclui-se que a abordagem utilizada encorajou os estudantes a refletirem sobre as situações, considerando tanto os aspectos abstratos quanto os aspectos reais, de modo que pudessem desenvolver habilidades inerentes à jornada escolar e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "CÁLCULO DA MEDIDA DE ÁREA, ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66a117e169a76_24072024120401.pdf"
    "created_at" => "2024-07-24 12:04:01"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL COSTA DA SILVA FILHO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "samuelplayerbr@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108728
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 410
    "inscrito_id" => 2657
    "titulo" => "EXPLORANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS"
    "resumo" => "É indiscutível a importância da contextualização sobre as aplicações da Matemática no cotidiano dos estudantes, para um ensino de Matemática integral e de qualidade. Diante disso, este trabalho apresenta a vivência de uma proposta didática, que teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de saberes relacionados ao cálculo da medida de área a partir de situações cotidianas. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida em turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Petrolina, no sertão de Pernambuco. E debruçou-se na abordagem de uma questão motivadora, a qual apresenta um problema relacionado à sala de aula e que requer uma execução prática para sua solução. Pôde-se observar que a atividade incentivou os estudantes a colaborarem uns com os outros, contribuindo, então, com o desenvolvimento de habilidades inerentes ao cálculo de medidas de áreas e à conversão de medidas. Ademais, possibilitou aos estudantes desempenharem papel ativo na construção da própria aprendizagem. De maneira geral, os participantes demonstraram uma compreensão satisfatória dos saberes relacionados à atividade, o que foi verificado a partir da análise do desempenho no decorrer da proposta. No que diz respeito à atividade vivenciada, conclui-se que a abordagem utilizada encorajou os estudantes a refletirem sobre as situações, considerando tanto os aspectos abstratos quanto os aspectos reais, de modo que pudessem desenvolver habilidades inerentes à jornada escolar e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "CÁLCULO DA MEDIDA DE ÁREA, ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "66a117e169a76_24072024120401.pdf"
    "created_at" => "2024-07-24 12:04:01"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL COSTA DA SILVA FILHO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "samuelplayerbr@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

É indiscutível a importância da contextualização sobre as aplicações da Matemática no cotidiano dos estudantes, para um ensino de Matemática integral e de qualidade. Diante disso, este trabalho apresenta a vivência de uma proposta didática, que teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de saberes relacionados ao cálculo da medida de área a partir de situações cotidianas. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida em turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Petrolina, no sertão de Pernambuco. E debruçou-se na abordagem de uma questão motivadora, a qual apresenta um problema relacionado à sala de aula e que requer uma execução prática para sua solução. Pôde-se observar que a atividade incentivou os estudantes a colaborarem uns com os outros, contribuindo, então, com o desenvolvimento de habilidades inerentes ao cálculo de medidas de áreas e à conversão de medidas. Ademais, possibilitou aos estudantes desempenharem papel ativo na construção da própria aprendizagem. De maneira geral, os participantes demonstraram uma compreensão satisfatória dos saberes relacionados à atividade, o que foi verificado a partir da análise do desempenho no decorrer da proposta. No que diz respeito à atividade vivenciada, conclui-se que a abordagem utilizada encorajou os estudantes a refletirem sobre as situações, considerando tanto os aspectos abstratos quanto os aspectos reais, de modo que pudessem desenvolver habilidades inerentes à jornada escolar e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.