EXPLORANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108728 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 2657 "titulo" => "EXPLORANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS" "resumo" => "É indiscutível a importância da contextualização sobre as aplicações da Matemática no cotidiano dos estudantes, para um ensino de Matemática integral e de qualidade. Diante disso, este trabalho apresenta a vivência de uma proposta didática, que teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de saberes relacionados ao cálculo da medida de área a partir de situações cotidianas. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida em turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Petrolina, no sertão de Pernambuco. E debruçou-se na abordagem de uma questão motivadora, a qual apresenta um problema relacionado à sala de aula e que requer uma execução prática para sua solução. Pôde-se observar que a atividade incentivou os estudantes a colaborarem uns com os outros, contribuindo, então, com o desenvolvimento de habilidades inerentes ao cálculo de medidas de áreas e à conversão de medidas. Ademais, possibilitou aos estudantes desempenharem papel ativo na construção da própria aprendizagem. De maneira geral, os participantes demonstraram uma compreensão satisfatória dos saberes relacionados à atividade, o que foi verificado a partir da análise do desempenho no decorrer da proposta. No que diz respeito à atividade vivenciada, conclui-se que a abordagem utilizada encorajou os estudantes a refletirem sobre as situações, considerando tanto os aspectos abstratos quanto os aspectos reais, de modo que pudessem desenvolver habilidades inerentes à jornada escolar e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "CÁLCULO DA MEDIDA DE ÁREA, ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "66a117e169a76_24072024120401.pdf" "created_at" => "2024-07-24 12:04:01" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL COSTA DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "samuelplayerbr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108728 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 2657 "titulo" => "EXPLORANDO A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE GRANDEZAS GEOMÉTRICAS" "resumo" => "É indiscutível a importância da contextualização sobre as aplicações da Matemática no cotidiano dos estudantes, para um ensino de Matemática integral e de qualidade. Diante disso, este trabalho apresenta a vivência de uma proposta didática, que teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de saberes relacionados ao cálculo da medida de área a partir de situações cotidianas. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida em turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Petrolina, no sertão de Pernambuco. E debruçou-se na abordagem de uma questão motivadora, a qual apresenta um problema relacionado à sala de aula e que requer uma execução prática para sua solução. Pôde-se observar que a atividade incentivou os estudantes a colaborarem uns com os outros, contribuindo, então, com o desenvolvimento de habilidades inerentes ao cálculo de medidas de áreas e à conversão de medidas. Ademais, possibilitou aos estudantes desempenharem papel ativo na construção da própria aprendizagem. De maneira geral, os participantes demonstraram uma compreensão satisfatória dos saberes relacionados à atividade, o que foi verificado a partir da análise do desempenho no decorrer da proposta. No que diz respeito à atividade vivenciada, conclui-se que a abordagem utilizada encorajou os estudantes a refletirem sobre as situações, considerando tanto os aspectos abstratos quanto os aspectos reais, de modo que pudessem desenvolver habilidades inerentes à jornada escolar e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "CÁLCULO DA MEDIDA DE ÁREA, ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "66a117e169a76_24072024120401.pdf" "created_at" => "2024-07-24 12:04:01" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL COSTA DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "samuelplayerbr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }