O presente artigo tem como intuito relatar a contribuição do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação dos estudantes de licenciatura do curso de Letras - Inglês do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. O objetivo é trazer um relato de experiência através da observação e da participação de um bolsista durante a sua vivência no programa. O PRP é subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, com supervisão da UNEAL, o programa em questão foi realizado no ambiente da Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros , na turma do 3º ano do ensino médio integral, localizada na cidade de União dos Palmares - Alagoas. Assim, este trabalho se fundamentará nas experiências e ações vivenciadas pelo estudante de Letras Inglês, explorando o impacto do programa na sua formação como futuro professor. O programa possibilita a integração entre teoria e prática desde a licenciatura, capacitando o residente a conduzir uma turma de forma autônoma e desenvolver sua própria visão sobre o funcionamento da sala de aula, graças às observações e conhecimentos adquiridos ao longo do curso e do programa.