O texto trata de possibilidades formativas na docência em escolas de comunidades camponesas e quilombolas, como potências para a formação de professoras e professores de Ciências da Natureza. O texto objetiva mostrar que as atividades desenvolvidas através do subprojeto PIBID Educação do Campo possibilitam a aquisição de saberes necessários à docência pela troca de conhecimentos e experiências teórico-práticas entre professoras, professores, licenciandas e licenciandos, trazendo aprendizados por meio da vivência de múltiplos aspectos pedagógicos das escolas dos territórios camponeses e quilombolas. As atividades têm buscado pensar e desenvolver experiências pedagógicas em Ciências da Natureza que envolvam os saberes e modos de vida dos estudantes das referidas comunidades. O projeto tem trilhado linhas da pesquisa bibliográfica e das atividades realizadas nas comunidades, nas Escolas, em salas de aula e na Universidade, entre novembro de 2022 e outubro de 2023. Como resultado, tem mostrado que pensar a formação docente em escolas em territórios camponeses e quilombolas, significa possibilitar, criar, movimentar-se nos e com os saberes e singularidades dos sujeitos que ali vivem, com as experiências pedagógicas que ali se passam. Nesse sentido, outras maneiras de criação de novas práticas formativas de professoras e professores têm sido possíveis.