O ensino-aprendizagem de citologia exige do professor um trabalho meticuloso ancorado em metodologias capazes de aproximar conceitos abstratos - baseados em estruturas invisíveis ao olho nú - aos sentidos e realidades dos alunos. Nessa perspectiva, utilizamos os pressupostos das metodologias ativas e modelos 3D para dinamizar a aprendizagem dos conceitos de citologia para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Manaus-AM. Nossa abordagem se baseou no conceito de conflito cognitivo proposto por Pozo e Crespo (2009), o qual estimula os alunos a construírem o conhecimento de forma crítica. A primeira atividade consistiu na utilização de modelos celulares 3D e construção de mapas mentais para revisão dos conceitos de célula animal, célula vegetal, unicelularidade, pluricelularidade, procariontes, eucariontes e organização celular, possibilitando aos alunos uma compreensão introdutória visual e tangível desses conceitos. Na segunda atividade utilizamos a gamificação - com o aplicativo Kahoot® - como metodologia capaz de tornar a aprendizagem mais interativa e lúdica, favorecendo o envolvimento, a participação ativa e a autoavaliação dos alunos. Verificamos em nossa experiência que as metodologias e os recursos utilizados revelam-se eficazes para promover uma aprendizagem significativa. A dinâmica diferenciada desta experiência proporcionou uma conexão prática, dinâmica e realista aos envolvidos, tornando os alunos protagonistas na construção do conhecimento e dos conceitos de citologia.