EXPLORANDO A CITOLOGIA: METODOLOGIAS ATIVAS, MODELOS 3D E GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107427 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "EXPLORANDO A CITOLOGIA: METODOLOGIAS ATIVAS, MODELOS 3D E GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O ensino-aprendizagem de citologia exige do professor um trabalho meticuloso ancorado em metodologias capazes de aproximar conceitos abstratos - baseados em estruturas invisíveis ao olho nú - aos sentidos e realidades dos alunos. Nessa perspectiva, utilizamos os pressupostos das metodologias ativas e modelos 3D para dinamizar a aprendizagem dos conceitos de citologia para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Manaus-AM. Nossa abordagem se baseou no conceito de conflito cognitivo proposto por Pozo e Crespo (2009), o qual estimula os alunos a construírem o conhecimento de forma crítica. A primeira atividade consistiu na utilização de modelos celulares 3D e construção de mapas mentais para revisão dos conceitos de célula animal, célula vegetal, unicelularidade, pluricelularidade, procariontes, eucariontes e organização celular, possibilitando aos alunos uma compreensão introdutória visual e tangível desses conceitos. Na segunda atividade utilizamos a gamificação - com o aplicativo Kahoot® - como metodologia capaz de tornar a aprendizagem mais interativa e lúdica, favorecendo o envolvimento, a participação ativa e a autoavaliação dos alunos. Verificamos em nossa experiência que as metodologias e os recursos utilizados revelam-se eficazes para promover uma aprendizagem significativa. A dinâmica diferenciada desta experiência proporcionou uma conexão prática, dinâmica e realista aos envolvidos, tornando os alunos protagonistas na construção do conhecimento e dos conceitos de citologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID330_TB637_29042024205906.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Renata Silva" "autor_email" => "renatasilvazoo264@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107427 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "EXPLORANDO A CITOLOGIA: METODOLOGIAS ATIVAS, MODELOS 3D E GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O ensino-aprendizagem de citologia exige do professor um trabalho meticuloso ancorado em metodologias capazes de aproximar conceitos abstratos - baseados em estruturas invisíveis ao olho nú - aos sentidos e realidades dos alunos. Nessa perspectiva, utilizamos os pressupostos das metodologias ativas e modelos 3D para dinamizar a aprendizagem dos conceitos de citologia para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Manaus-AM. Nossa abordagem se baseou no conceito de conflito cognitivo proposto por Pozo e Crespo (2009), o qual estimula os alunos a construírem o conhecimento de forma crítica. A primeira atividade consistiu na utilização de modelos celulares 3D e construção de mapas mentais para revisão dos conceitos de célula animal, célula vegetal, unicelularidade, pluricelularidade, procariontes, eucariontes e organização celular, possibilitando aos alunos uma compreensão introdutória visual e tangível desses conceitos. Na segunda atividade utilizamos a gamificação - com o aplicativo Kahoot® - como metodologia capaz de tornar a aprendizagem mais interativa e lúdica, favorecendo o envolvimento, a participação ativa e a autoavaliação dos alunos. Verificamos em nossa experiência que as metodologias e os recursos utilizados revelam-se eficazes para promover uma aprendizagem significativa. A dinâmica diferenciada desta experiência proporcionou uma conexão prática, dinâmica e realista aos envolvidos, tornando os alunos protagonistas na construção do conhecimento e dos conceitos de citologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID330_TB637_29042024205906.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Renata Silva" "autor_email" => "renatasilvazoo264@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }