O Manual Didático desempenha um papel crucial como suporte para o docente no processo de ensino, especialmente na abordagem da alimentação saudável. Esta pesquisa visa analisar a abordagem do tema da alimentação nutricional em cinco Manuais Didáticos de Ciências da Natureza do ensino médio: MD1 - Santos; MD2 - Thompson et al; MD3 - Pedro, Schechtmann e Matos; MD4 - Amabis et al; e MD5 - Lopes e Rosso. Utilizando os critérios de Vasconcelos e Souto (2003), com modificações, foram avaliados conteúdos teóricos, recursos visuais, entre outros. Em relação ao conteúdo teórico, todos os manuais receberam conceito excelente, mas o MD5 apresentou a menor média devido à linguagem mais complexa. Quanto às atividades em grupo ou práticas, o MD4 e o MD5 receberam conceito regular, possivelmente devido à falta de contextualização do aluno com sua realidade. No tocante à abordagem da importância da alimentação para a saúde, apenas o MD1, MD2, MD3 e MD5 apresentam conteúdo abrangente, permitindo ao aluno compreender temas como transtornos alimentares. No geral, apenas o MD5 recebeu conceito bom, enquanto os demais obtiveram conceito excelente. Os resultados indicam que os manuais possuem o conteúdo necessário para abordar o tema, apesar de algumas notas menores em certos parâmetros, não desqualificando o manual didático como um importante recurso para o docente, que pode complementar esse conhecimento com recursos adicionais.