EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107889 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 1970 "titulo" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O Manual Didático desempenha um papel crucial como suporte para o docente no processo de ensino, especialmente na abordagem da alimentação saudável. Esta pesquisa visa analisar a abordagem do tema da alimentação nutricional em cinco Manuais Didáticos de Ciências da Natureza do ensino médio: MD1 - Santos; MD2 - Thompson et al; MD3 - Pedro, Schechtmann e Matos; MD4 - Amabis et al; e MD5 - Lopes e Rosso. Utilizando os critérios de Vasconcelos e Souto (2003), com modificações, foram avaliados conteúdos teóricos, recursos visuais, entre outros. Em relação ao conteúdo teórico, todos os manuais receberam conceito excelente, mas o MD5 apresentou a menor média devido à linguagem mais complexa. Quanto às atividades em grupo ou práticas, o MD4 e o MD5 receberam conceito regular, possivelmente devido à falta de contextualização do aluno com sua realidade. No tocante à abordagem da importância da alimentação para a saúde, apenas o MD1, MD2, MD3 e MD5 apresentam conteúdo abrangente, permitindo ao aluno compreender temas como transtornos alimentares. No geral, apenas o MD5 recebeu conceito bom, enquanto os demais obtiveram conceito excelente. Os resultados indicam que os manuais possuem o conteúdo necessário para abordar o tema, apesar de algumas notas menores em certos parâmetros, não desqualificando o manual didático como um importante recurso para o docente, que pode complementar esse conhecimento com recursos adicionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, MANUAIS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "667c29477d412_26062024114423.pdf" "created_at" => "2024-06-26 11:44:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATTA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATTA" "autor_email" => "renatta.silva@estudante.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107889 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 1970 "titulo" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O Manual Didático desempenha um papel crucial como suporte para o docente no processo de ensino, especialmente na abordagem da alimentação saudável. Esta pesquisa visa analisar a abordagem do tema da alimentação nutricional em cinco Manuais Didáticos de Ciências da Natureza do ensino médio: MD1 - Santos; MD2 - Thompson et al; MD3 - Pedro, Schechtmann e Matos; MD4 - Amabis et al; e MD5 - Lopes e Rosso. Utilizando os critérios de Vasconcelos e Souto (2003), com modificações, foram avaliados conteúdos teóricos, recursos visuais, entre outros. Em relação ao conteúdo teórico, todos os manuais receberam conceito excelente, mas o MD5 apresentou a menor média devido à linguagem mais complexa. Quanto às atividades em grupo ou práticas, o MD4 e o MD5 receberam conceito regular, possivelmente devido à falta de contextualização do aluno com sua realidade. No tocante à abordagem da importância da alimentação para a saúde, apenas o MD1, MD2, MD3 e MD5 apresentam conteúdo abrangente, permitindo ao aluno compreender temas como transtornos alimentares. No geral, apenas o MD5 recebeu conceito bom, enquanto os demais obtiveram conceito excelente. Os resultados indicam que os manuais possuem o conteúdo necessário para abordar o tema, apesar de algumas notas menores em certos parâmetros, não desqualificando o manual didático como um importante recurso para o docente, que pode complementar esse conhecimento com recursos adicionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, MANUAIS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "667c29477d412_26062024114423.pdf" "created_at" => "2024-06-26 11:44:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATTA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATTA" "autor_email" => "renatta.silva@estudante.i" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }