Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ALIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, MANUAIS DIDÁTICOS Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107889
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 1970
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Manual Didático desempenha um papel crucial como suporte para o docente no processo de ensino, especialmente na abordagem da alimentação saudável. Esta pesquisa visa analisar a abordagem do tema da alimentação nutricional em cinco Manuais Didáticos de Ciências da Natureza do ensino médio: MD1 - Santos; MD2 - Thompson et al; MD3 - Pedro, Schechtmann e Matos; MD4 - Amabis et al; e MD5 - Lopes e Rosso. Utilizando os critérios de Vasconcelos e Souto (2003), com modificações, foram avaliados conteúdos teóricos, recursos visuais, entre outros. Em relação ao conteúdo teórico, todos os manuais receberam conceito excelente, mas o MD5 apresentou a menor média devido à linguagem mais complexa. Quanto às atividades em grupo ou práticas, o MD4 e o MD5 receberam conceito regular, possivelmente devido à falta de contextualização do aluno com sua realidade. No tocante à abordagem da importância da alimentação para a saúde, apenas o MD1, MD2, MD3 e MD5 apresentam conteúdo abrangente, permitindo ao aluno compreender temas como transtornos alimentares. No geral, apenas o MD5 recebeu conceito bom, enquanto os demais obtiveram conceito excelente. Os resultados indicam que os manuais possuem o conteúdo necessário para abordar o tema, apesar de algumas notas menores em certos parâmetros, não desqualificando o manual didático como um importante recurso para o docente, que pode complementar esse conhecimento com recursos adicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, MANUAIS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "667c29477d412_26062024114423.pdf"
    "created_at" => "2024-06-26 11:44:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATTA CARDOSO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATTA"
    "autor_email" => "renatta.silva@estudante.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107889
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 1970
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Manual Didático desempenha um papel crucial como suporte para o docente no processo de ensino, especialmente na abordagem da alimentação saudável. Esta pesquisa visa analisar a abordagem do tema da alimentação nutricional em cinco Manuais Didáticos de Ciências da Natureza do ensino médio: MD1 - Santos; MD2 - Thompson et al; MD3 - Pedro, Schechtmann e Matos; MD4 - Amabis et al; e MD5 - Lopes e Rosso. Utilizando os critérios de Vasconcelos e Souto (2003), com modificações, foram avaliados conteúdos teóricos, recursos visuais, entre outros. Em relação ao conteúdo teórico, todos os manuais receberam conceito excelente, mas o MD5 apresentou a menor média devido à linguagem mais complexa. Quanto às atividades em grupo ou práticas, o MD4 e o MD5 receberam conceito regular, possivelmente devido à falta de contextualização do aluno com sua realidade. No tocante à abordagem da importância da alimentação para a saúde, apenas o MD1, MD2, MD3 e MD5 apresentam conteúdo abrangente, permitindo ao aluno compreender temas como transtornos alimentares. No geral, apenas o MD5 recebeu conceito bom, enquanto os demais obtiveram conceito excelente. Os resultados indicam que os manuais possuem o conteúdo necessário para abordar o tema, apesar de algumas notas menores em certos parâmetros, não desqualificando o manual didático como um importante recurso para o docente, que pode complementar esse conhecimento com recursos adicionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ALIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO, MANUAIS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "667c29477d412_26062024114423.pdf"
    "created_at" => "2024-06-26 11:44:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATTA CARDOSO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATTA"
    "autor_email" => "renatta.silva@estudante.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Manual Didático desempenha um papel crucial como suporte para o docente no processo de ensino, especialmente na abordagem da alimentação saudável. Esta pesquisa visa analisar a abordagem do tema da alimentação nutricional em cinco Manuais Didáticos de Ciências da Natureza do ensino médio: MD1 - Santos; MD2 - Thompson et al; MD3 - Pedro, Schechtmann e Matos; MD4 - Amabis et al; e MD5 - Lopes e Rosso. Utilizando os critérios de Vasconcelos e Souto (2003), com modificações, foram avaliados conteúdos teóricos, recursos visuais, entre outros. Em relação ao conteúdo teórico, todos os manuais receberam conceito excelente, mas o MD5 apresentou a menor média devido à linguagem mais complexa. Quanto às atividades em grupo ou práticas, o MD4 e o MD5 receberam conceito regular, possivelmente devido à falta de contextualização do aluno com sua realidade. No tocante à abordagem da importância da alimentação para a saúde, apenas o MD1, MD2, MD3 e MD5 apresentam conteúdo abrangente, permitindo ao aluno compreender temas como transtornos alimentares. No geral, apenas o MD5 recebeu conceito bom, enquanto os demais obtiveram conceito excelente. Os resultados indicam que os manuais possuem o conteúdo necessário para abordar o tema, apesar de algumas notas menores em certos parâmetros, não desqualificando o manual didático como um importante recurso para o docente, que pode complementar esse conhecimento com recursos adicionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.