A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ATRAVÉS DE AULAS-PASSEIO: CONHECENDO OS BENS CULTURAIS DE ITAGUAÍ
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107303 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 429 "inscrito_id" => 1366 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ATRAVÉS DE AULAS-PASSEIO: CONHECENDO OS BENS CULTURAIS DE ITAGUAÍ" "resumo" => "No estudo realizado em 2023 na escola campo do PIBID Belas Artes 2022 da UFRRJ identificamos lacunas no conhecimento dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre o patrimônio cultural de Itaguaí. Nosso objetivo é avaliar o impacto das aulas-passeio na promoção da educação patrimonial, explorando como essas atividades contribuem para uma sociedade mais informada, consciente e engajada em relação ao seu patrimônio. Utilizamos uma metodologia qualitativa, o estudo envolveu observações sistemáticas e análise das produções artísticas dos alunos e observação e registro dos relatos feitos pelos alunos, antes, durante e após as aulas-passeio, buscando esclarecer as experiências dos estudantes nesse contexto. Apresentamos aos educandos por meio de fotos, as festas, edifícios, obras de arte e paisagens da cidade, realizamos um circuito pela cidade utilizando o ônibus escolar e na aula seguinte propomos a atividade de desenho de um bem cultural da cidade. Percebemos que as aulas-passeio são eficazes para preencher as lacunas de conhecimento, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos. A abordagem revelou-se valiosa, indo além da mera visita ao incorporar elementos informativos, debates e produções artísticas, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo o senso de identidade e pertencimento dos alunos. A relevância da pesquisa transcende o âmbito educacional, contribuindo para uma compreensão mais profunda dos patrimônios culturais e naturais da cidade, enriquecendo o meio acadêmico e ampliando as oportunidades de aprendizado para além das fronteiras da sala de aula tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1366_TB429_23042024155443.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINETE ANTUNES DE SÁ DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELINETE" "autor_email" => "elineteantunes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107303 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 429 "inscrito_id" => 1366 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ATRAVÉS DE AULAS-PASSEIO: CONHECENDO OS BENS CULTURAIS DE ITAGUAÍ" "resumo" => "No estudo realizado em 2023 na escola campo do PIBID Belas Artes 2022 da UFRRJ identificamos lacunas no conhecimento dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre o patrimônio cultural de Itaguaí. Nosso objetivo é avaliar o impacto das aulas-passeio na promoção da educação patrimonial, explorando como essas atividades contribuem para uma sociedade mais informada, consciente e engajada em relação ao seu patrimônio. Utilizamos uma metodologia qualitativa, o estudo envolveu observações sistemáticas e análise das produções artísticas dos alunos e observação e registro dos relatos feitos pelos alunos, antes, durante e após as aulas-passeio, buscando esclarecer as experiências dos estudantes nesse contexto. Apresentamos aos educandos por meio de fotos, as festas, edifícios, obras de arte e paisagens da cidade, realizamos um circuito pela cidade utilizando o ônibus escolar e na aula seguinte propomos a atividade de desenho de um bem cultural da cidade. Percebemos que as aulas-passeio são eficazes para preencher as lacunas de conhecimento, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos. A abordagem revelou-se valiosa, indo além da mera visita ao incorporar elementos informativos, debates e produções artísticas, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo o senso de identidade e pertencimento dos alunos. A relevância da pesquisa transcende o âmbito educacional, contribuindo para uma compreensão mais profunda dos patrimônios culturais e naturais da cidade, enriquecendo o meio acadêmico e ampliando as oportunidades de aprendizado para além das fronteiras da sala de aula tradicional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1366_TB429_23042024155443.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINETE ANTUNES DE SÁ DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELINETE" "autor_email" => "elineteantunes@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }