No estudo realizado em 2023 na escola campo do PIBID Belas Artes 2022 da UFRRJ identificamos lacunas no conhecimento dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre o patrimônio cultural de Itaguaí. Nosso objetivo é avaliar o impacto das aulas-passeio na promoção da educação patrimonial, explorando como essas atividades contribuem para uma sociedade mais informada, consciente e engajada em relação ao seu patrimônio. Utilizamos uma metodologia qualitativa, o estudo envolveu observações sistemáticas e análise das produções artísticas dos alunos e observação e registro dos relatos feitos pelos alunos, antes, durante e após as aulas-passeio, buscando esclarecer as experiências dos estudantes nesse contexto. Apresentamos aos educandos por meio de fotos, as festas, edifícios, obras de arte e paisagens da cidade, realizamos um circuito pela cidade utilizando o ônibus escolar e na aula seguinte propomos a atividade de desenho de um bem cultural da cidade. Percebemos que as aulas-passeio são eficazes para preencher as lacunas de conhecimento, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos. A abordagem revelou-se valiosa, indo além da mera visita ao incorporar elementos informativos, debates e produções artísticas, estimulando o pensamento crítico e fortalecendo o senso de identidade e pertencimento dos alunos. A relevância da pesquisa transcende o âmbito educacional, contribuindo para uma compreensão mais profunda dos patrimônios culturais e naturais da cidade, enriquecendo o meio acadêmico e ampliando as oportunidades de aprendizado para além das fronteiras da sala de aula tradicional.