O presente trabalho teve o objetivo de observar os benefícios das metodologias ativas no ensino de Língua Inglesa e discutir a respeito dessas contribuições durante aulas ministradas na turma de 1° ano do Curso Técnico em Química do Instituto Federal do Amapá - IFAP. As aulas foram ministradas pelas autoras como parte das atividades do Programa de Residência Pedagógica através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O estudo teve como base a abordagem qualitativa e, para alcançar os objetivos do trabalho, foi realizado um estudo de caso dos três primeiros dias de regência de aulas ministradas pelas autoras com supervisão de nossos tutores. A fundamentação teórica deste estudo foi baseada nos estudos de ROGERS (1957), FREIRE (1996) e DEWEY (1916). Além do mais, como suporte para o estudo de caso, foi utilizado o instrumento Diário de Bordo para registro das observações, comentários e reflexões sobre as atividades realizadas em sala de aula. Assim, concluímos que o uso de metodologias ativas proporcionou uma abordagem mais envolvente e participativa dos alunos no aprendizado de língua inglesa, impactando positivamente no desenvolvimento das habilidades linguísticas e culturais.