O trabalho descreve a implementação bem-sucedida de uma atividade no âmbito do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - campus Pesqueira. Durante dezoito meses, os participantes se envolveram na produção de videoaulas de Física para o Canal da Licenciatura em Física no YouTube, como parte de uma estratégia educativa destinada a auxiliar estudantes do Ensino Médio na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no aprofundamento de seus estudos. O processo envolveu várias etapas, desde a seleção de questões do ENEM até a gravação e edição dos vídeos, com supervisão contínua. Além de fornecer um recurso educativo adicional, a atividade permitiu o desenvolvimento de habilidades de comunicação e ensino, enquanto preparava os futuros professores para a crescente importância do ensino digital na educação contemporânea. Com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a colaboração do IFPE - Campus Pesqueira, o trabalho demonstrou ser uma ferramenta eficaz para promover a formação docente, alinhando-se às necessidades e preferências dos estudantes modernos.