A experiência descrita neste relato consistiu na implementação de metodologias ativas no ensino de Matemática, conduzido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A iniciativa surgiu da necessidade de promover uma abordagem mais engajada no processo de aprendizagem dos alunos. Por meio da realização de um seminário com temas contemporâneos e relevantes para a comunidade, os alunos foram incentivados a conduzir uma pesquisa de campo e a apresentar os resultados de forma colaborativa. A metodologia ativa adotada(seminário) permitiu não apenas aprofundar o conhecimento dos conteúdos matemáticos, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, pensamento crítico e consciência social nos estudantes. A análise dos resultados revelou um aumento no comprometimento dos alunos e na receptividade da comunidade em relação aos temas abordados. A participação ativa dos alunos na condução do seminário e na interação com a comunidade demonstrou ser uma estratégia eficaz para promover o diálogo e a conscientização sobre questões sociais relevantes. No geral, a experiência ressalta a importância de uma abordagem integradora e contextualizada no ensino da Matemática, que vai além dos cálculos e contribui para uma educação relevante.