Discutir o lúdico na educação exige uma análise de modelos criativos e dinâmicos, buscando possibilidades de ensino para além do livro didático e que aborde os conteúdos de forma atrativa e produtiva. Com isso, o presente relato apresenta uma atividade lúdica definida como “Quebra-Cabeça Geográfico”, realizada na instituição Municipal Joaquim Gomes de Araújo, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, abordando o tema “O lúdico no Processo de ensino e aprendizagem da Geografia: abordagens teórico Metodológicas para o ensino básico”. A atividade em questão, contou com confecções cartográficas dos países que compõem os subcontinentes Americano, seguindo da realização do jogo, com direito a perguntas e respostas de acordo com o conteúdo “continente Americano”. Essa metodologia desenvolvida contou com uma análise e resultados quantitativos significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que apresentavam dificuldades na disciplina. O ensino monótono pode afastar o interesse e inviabilizar o pensar geográfico. E pensando nesse fator, é de suma relevância adotar metodologias que trabalhem com um ensino diversificado e inclusivo.