Esse relato de experiência apresenta uma ação vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), envolvendo a aplicação de atividades desplugadas e plugadas, como estratégias para desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. O objetivo da referida ação foi introduzir a partir de uma oficina pedagógica, alguns conceitos e práticas associadas ao Pensamento Computacional, que envolve encontrar soluções para problemas utilizando princípios da Computação, porém, não se restringindo a essa área específica. A abordagem investigativa é de natureza qualitativa e exploratória, sendo os dados coletados a partir da observação participante, de um questionário de entrevista e dos feedbacks dos participantes obtidos em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Moodle. Assim, foi possível constatar que apesar da experiência dos professores na docência, o tema PC era algo novo para a maioria dos participantes, que ainda tem sido pouco explorado nas formações promovidas pela Secretaria Estadual Educação do Estado da Bahia. Entretanto, a partir dessa prática, os professores mostraram-se engajados e propensos a utilizar atividades relacionadas ao PC em suas aulas, especialmente as desplugadas, pois na realidade da escola verifica-se uma baixa disponibilidade de tecnologias digitais ou computacionais para ensino e aprendizagem das diversas disciplinas lecionadas na escola.