A inter-relação entre bases teóricas e práticas oportunizam caminhos para qualificação do processo de formação de professores/as, por isso, a aproximação entre educação superior e básica são determinantes para o futuro docente poder assimilar os princípios que conduzem uma atividade educativa crítica e consciente. Isso posto, nesta pesquisa, objetiva-se analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como forma de fortalecimento do vínculo entre a formação no ensino superior e o sistema de educação básica da escola pública. Partindo de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, fundamentada nos pressupostos de Nóvoa (2009), Freire (1989), e Ludke (2009), refletimos acerca da importância do PIBID, enquanto política de fomento à iniciação à docência e mola propulsora para diminuição da distância entre universidade-escola. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para o processo de aperfeiçoamento docente através da interação entre sistema básico e superior de ensino, bem como enquanto estímulo à produção de conhecimento e desenvolvimento de saberes mais sólidos e contextualizados.