Na carreira docente, o alinhamento da teoria e prática é um fator determinante para que o profissional tenha uma boa desenvoltura em sala. Essa consonância entre o conteúdo e o ato de ensinar são fundamentais tanto para o profissional docente, quanto para a comunidade escolar como um todo. Mediante a isso, programas como o PIBID permitem que o licenciando tenha contato com o ambiente escolar, possibilitando a prática inicial docente e, consequentemente, o desenvolvimento de habilidades importantes para o aprimoramento profissional. Diante disto, o presente trabalho buscou verificar de que maneira a participação no programa tem contribuído na formação dos participantes da pesquisa enquanto futuro docente. Para a realização deste trabalho, utilizou-se a revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário de caráter qualitativo com pibidianos do IF Baiano - Campus Santa Inês. Através desta pesquisa, evidenciou-se que a existência de programas como este possibilita o desenvolvimento de ferramentas que contribuem no processo de ensino e aprendizagem e na permanência no curso. Como consequência haverá uma melhor qualificação do futuro profissional docente.