RESUMO Este texto tem como objetivo descrever experiências vivenciadas pelo PIBID, mostrando sua contribuição no desenvolvimento de metodologias e práticas em sala de aula, onde observamos que o programa apresenta possibilidades que colaboram com as aulas de história tendo em vista um melhor aproveitamento no ensino/aprendizagem por parte dos alunos, com aulas mais dinâmicas e diversificadas que buscam chamar a atenção para o conteúdo de forma mais leve. Este trabalho foi produzido a partir da observação participante feita nas cinco turmas de 9° ano da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite, localizada na Zona Urbana de Palmeira dos Índios, com realização de atividades diversas nas turmas e produção de fotografias durante a execução do programa na escola. Fundamentamos nossa pesquisa em autores que refletem sobre a temática do ensino, a exemplo de Monteiro (2002), Freire (1996) e Nóvoa (2001). A observação participante se deu a partir dos estudos de Oliveira (1995). Com esta pesquisa concluímos que as experiências proporcionadas pelo PIBID, ao antecipar o contato entre professores e aluno, são de fundamental importância no campo da iniciação à docência, pois permitem ao docente a prática da sala de aula antes de sua formação final, tendo em vista que todo conhecimento adquirido será de grande valia para sua formação profissional e pessoal. PALAVRAS-CHAVE: Educação; História; Pesquisa.