Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

DESENVOLVENDO FORMAS INOVADORAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107397
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 3859
    "titulo" => "DESENVOLVENDO FORMAS INOVADORAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar formas inovadoras de ensino de matemática desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) ao longo de 2023 e 2024. Metodologicamente, nosso trabalho consistiu na elaboração de atividades enriquecedoras relacionadas aos temas trabalhados em sala de aula pelas professoras supervisoras, aplicação seguida de uma análise fundamentada na literatura sobre os processos de aprendizagem. Depois da aplicação, chegamos à conclusão de que tais atividades apresentam inúmeras vantagens para os processos de ensino-aprendizagem, quais sejam: participação ativa de todos os alunos, melhoria das atitudes durante a aula e senso de coletividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3859_TB589_25042024205626.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ PIRES DA COSTA NETO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "piresluis374@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107397
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 3859
    "titulo" => "DESENVOLVENDO FORMAS INOVADORAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar formas inovadoras de ensino de matemática desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) ao longo de 2023 e 2024. Metodologicamente, nosso trabalho consistiu na elaboração de atividades enriquecedoras relacionadas aos temas trabalhados em sala de aula pelas professoras supervisoras, aplicação seguida de uma análise fundamentada na literatura sobre os processos de aprendizagem. Depois da aplicação, chegamos à conclusão de que tais atividades apresentam inúmeras vantagens para os processos de ensino-aprendizagem, quais sejam: participação ativa de todos os alunos, melhoria das atitudes durante a aula e senso de coletividade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3859_TB589_25042024205626.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ PIRES DA COSTA NETO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "piresluis374@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar formas inovadoras de ensino de matemática desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) ao longo de 2023 e 2024. Metodologicamente, nosso trabalho consistiu na elaboração de atividades enriquecedoras relacionadas aos temas trabalhados em sala de aula pelas professoras supervisoras, aplicação seguida de uma análise fundamentada na literatura sobre os processos de aprendizagem. Depois da aplicação, chegamos à conclusão de que tais atividades apresentam inúmeras vantagens para os processos de ensino-aprendizagem, quais sejam: participação ativa de todos os alunos, melhoria das atitudes durante a aula e senso de coletividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.