Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

O USO DO “LUGAR” PARA A APROXIMAÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DO ENCANTO – RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107556
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 871
    "inscrito_id" => 1164
    "titulo" => "O USO DO “LUGAR” PARA A APROXIMAÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DO ENCANTO – RN"
    "resumo" => "Um dos grandes desafios da jornada do formando em licenciatura é o período do estágio. Ter a sua primeira turma pela frente, se torna uma experiência única e repleta de circunstâncias que vão além do que foi somente estudado na faculdade. Isso implica diretamente ao estágio de geografia, especialmente sendo uma turma de EJA. Ter que lidar com alunos de diferentes idades e que trabalham em boa parte do dia, é um desafio gratificante e ao mesmo tempo trabalhoso. Um dos principais dilemas é a falta de interesse pelo conteúdo, com uma turma que conversa bastante de sua própria vida, a melhor coisa a fazer é trazer o lugar deles como foco da geografia. O presente relato se passa a partir das experiências em sala de aula na turma do EJA V, referente ao 8° e 9° do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Pereira Leite da cidade do Encanto-RN."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1164_TB871_20042024103934.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTINHO JUNIOR CIPRIANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTINHO"
    "autor_email" => "jrobertinho2145@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107556
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 871
    "inscrito_id" => 1164
    "titulo" => "O USO DO “LUGAR” PARA A APROXIMAÇÃO DO ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DO ENCANTO – RN"
    "resumo" => "Um dos grandes desafios da jornada do formando em licenciatura é o período do estágio. Ter a sua primeira turma pela frente, se torna uma experiência única e repleta de circunstâncias que vão além do que foi somente estudado na faculdade. Isso implica diretamente ao estágio de geografia, especialmente sendo uma turma de EJA. Ter que lidar com alunos de diferentes idades e que trabalham em boa parte do dia, é um desafio gratificante e ao mesmo tempo trabalhoso. Um dos principais dilemas é a falta de interesse pelo conteúdo, com uma turma que conversa bastante de sua própria vida, a melhor coisa a fazer é trazer o lugar deles como foco da geografia. O presente relato se passa a partir das experiências em sala de aula na turma do EJA V, referente ao 8° e 9° do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Pereira Leite da cidade do Encanto-RN."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1164_TB871_20042024103934.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTINHO JUNIOR CIPRIANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTINHO"
    "autor_email" => "jrobertinho2145@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Um dos grandes desafios da jornada do formando em licenciatura é o período do estágio. Ter a sua primeira turma pela frente, se torna uma experiência única e repleta de circunstâncias que vão além do que foi somente estudado na faculdade. Isso implica diretamente ao estágio de geografia, especialmente sendo uma turma de EJA. Ter que lidar com alunos de diferentes idades e que trabalham em boa parte do dia, é um desafio gratificante e ao mesmo tempo trabalhoso. Um dos principais dilemas é a falta de interesse pelo conteúdo, com uma turma que conversa bastante de sua própria vida, a melhor coisa a fazer é trazer o lugar deles como foco da geografia. O presente relato se passa a partir das experiências em sala de aula na turma do EJA V, referente ao 8° e 9° do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Pereira Leite da cidade do Encanto-RN.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.