O presente trabalho refere-se a uma dinâmica conduzida por nós, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com os assuntos de funções. O objetivo dessa dinâmica foi estimular a compreensão de conceitos matemáticos de forma lúdica e divertida, apresentando para os alunos das turmas 611 e 612 do ensino médio IFBA Campus Valença um jogo. A abordagem usada para este trabalho foi qualitativa. Coletamos algumas informações sobre a turma por meio das observações em sala e, assim, com base nessa coleta, construímos a trilha pensando nos alunos e nas dificuldades observadas por nós. Após a aplicação, observamos como a dinâmica contribuiu para a melhora do rendimento dos alunos. Essa abordagem serviu como um facilitador para o entendimento dos alunos. Percebemos que a dificuldade do assunto de funções pode estar relacionado com a maneira como ela é ensinada. De modo geral, a realização deste trabalho, proporcionou mais uma experiência para nós. Conseguimos com que o objetivo fosse alcançado.