Um dos maiores problemas da Educação Básica brasileira é a evasão escolar. Os fatores que justificam este problema estão, em geral, relacionados a questões didático-metodológicas, de organização curricular e as desigualdades econômicas e sociais. No entanto, outros elementos sociais podem ser elencados como justificativa para a evasão escolar como a violência na escola. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar o tema da violência escolar à luz das ideias de Norbert Elias, Eric Dunning e autores contemporâneos que dialogam com esses autores. Trata-se de uma revisão de literatura e do debate iniciado em um grupo de estudos de uma universidade do sul do Brasil. Para a análise do tema, consideramos o livro “A busca da excitação”, de Norbert Elias e Eric Dunning, dentre outras referências de autores contemporâneos. Os resultados indicam que a violência vivida na escola é um reflexo da violência vivida fora da escola e em decorrência dentre outros fatores, da redução das atividades do contexto do lazer nas sociedades atuais. Este debate é fundamental nos cursos de Licenciatura em Educação Física para que os futuros professores possam refletir e tomar uma posição mediadora e crítica diante do problema, compreendendo que sua ação não deve ocorrer de modo isolado, mas em conjunto com as políticas públicas de esporte e lazer, como estratégia para reduzir tanto a violência na escola como a evasão escolar.