Este trabalho relata uma experiência realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), destacando a implementação de uma oficina pedagógica abordando metodologias tanto desplugadas quanto plugadas para fomentar o Pensamento Computacional (PC), no contexto da Educação Básica. O objetivo dessa prática foi familiarizar os professores participantes com os fundamentos e as práticas do PC, uma habilidade que engloba estabelecer estratégias bem definidas para solucionar problemas, das quais envolvem raciocínio lógico, pensamento crítico e outros métodos e saberes inspirados na Ciência da Computação, porém sem estar restrito a essa área de conhecimento. Com uma abordagem qualitativa e exploratória, o relato incluiu como instrumento de coleta de dados, a observação participante, entrevista e a análise de feedbacks coletados através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Moodle. Os resultados dessa ação, revelam que, apesar de a maioria dos professores ter pouca familiaridade com o tema do Pensamento Computacional, a oficina despertou o interesse dos mesmos especialmente em relação às atividades desplugadas, dada a possibilidade de trabalhar com cenários educacionais com limitada disponibilidade de recursos tecnológicos. Assim, esta experiência mostrou que os professores estão mais seguros e motivados para integrar o Pensamento Computacional em suas práticas pedagógicas.