O Programa Residência Pedagógica (PRP) preocupa-se com a interação entre saberes teóricos e o exercício da prática docente. Com base na experiência de uma recém graduada no curso de Licenciatura em Matemática, que atuou como residente no PRP – Subprojeto Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), este artigo tem o objetivo de ressaltar as contribuições deste programa para a qualidade da formação docente e do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, com destaque para os resultados da aplicação do jogo “Uno de Potências” em uma turma de 9º ano de um colégio estadual. A abordagem metodológica desenvolvida no decorrer do trabalho possui natureza qualitativa, pois os dados são obtidos através de interações sociais, como a ambientação no espaço escolar; observação ativa, acesso a encontros e materiais formativos, e realização de regências e intervenções pedagógicas. Assim, observa-se que as ações pedagógicas promovidas pelo programa fortaleceram a aquisição de aspectos fundamentais à profissão docente, como a utilização de recursos didáticos (o quadro e a linguagem, por exemplo), e o planejamento das aulas e das atividades considerando as diferentes formas de aprender e de ensinar. Dentre os resultados obtidos pela aplicação do jogo “Uno de Potências”, foi verificado o aumento da participação dos estudantes, e a melhor compreensão do conteúdo matemático. A partir disso, verifica-se que o PRP viabiliza um ambiente propício para o aprendizado, tanto com o aprimoramento da formação docente, seja ela inicial ou continuada, quanto com a melhoria do aprendizado de Matemática dos estudantes da turma em questão.