USO DO JOGO “UNO DE POTÊNCIAS” PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107745 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1205 "inscrito_id" => 1812 "titulo" => "USO DO JOGO “UNO DE POTÊNCIAS” PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) preocupa-se com a interação entre saberes teóricos e o exercício da prática docente. Com base na experiência de uma recém graduada no curso de Licenciatura em Matemática, que atuou como residente no PRP – Subprojeto Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), este artigo tem o objetivo de ressaltar as contribuições deste programa para a qualidade da formação docente e do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, com destaque para os resultados da aplicação do jogo “Uno de Potências” em uma turma de 9º ano de um colégio estadual. A abordagem metodológica desenvolvida no decorrer do trabalho possui natureza qualitativa, pois os dados são obtidos através de interações sociais, como a ambientação no espaço escolar; observação ativa, acesso a encontros e materiais formativos, e realização de regências e intervenções pedagógicas. Assim, observa-se que as ações pedagógicas promovidas pelo programa fortaleceram a aquisição de aspectos fundamentais à profissão docente, como a utilização de recursos didáticos (o quadro e a linguagem, por exemplo), e o planejamento das aulas e das atividades considerando as diferentes formas de aprender e de ensinar. Dentre os resultados obtidos pela aplicação do jogo “Uno de Potências”, foi verificado o aumento da participação dos estudantes, e a melhor compreensão do conteúdo matemático. A partir disso, verifica-se que o PRP viabiliza um ambiente propício para o aprendizado, tanto com o aprimoramento da formação docente, seja ela inicial ou continuada, quanto com a melhoria do aprendizado de Matemática dos estudantes da turma em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1812_TB1205_25042024163247.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITHA DE AGUIAR STANCHI COSTA" "autor_nome_curto" => "TALITHA STANCHI" "autor_email" => "talithasc.2001@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107745 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1205 "inscrito_id" => 1812 "titulo" => "USO DO JOGO “UNO DE POTÊNCIAS” PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) preocupa-se com a interação entre saberes teóricos e o exercício da prática docente. Com base na experiência de uma recém graduada no curso de Licenciatura em Matemática, que atuou como residente no PRP – Subprojeto Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), este artigo tem o objetivo de ressaltar as contribuições deste programa para a qualidade da formação docente e do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, com destaque para os resultados da aplicação do jogo “Uno de Potências” em uma turma de 9º ano de um colégio estadual. A abordagem metodológica desenvolvida no decorrer do trabalho possui natureza qualitativa, pois os dados são obtidos através de interações sociais, como a ambientação no espaço escolar; observação ativa, acesso a encontros e materiais formativos, e realização de regências e intervenções pedagógicas. Assim, observa-se que as ações pedagógicas promovidas pelo programa fortaleceram a aquisição de aspectos fundamentais à profissão docente, como a utilização de recursos didáticos (o quadro e a linguagem, por exemplo), e o planejamento das aulas e das atividades considerando as diferentes formas de aprender e de ensinar. Dentre os resultados obtidos pela aplicação do jogo “Uno de Potências”, foi verificado o aumento da participação dos estudantes, e a melhor compreensão do conteúdo matemático. A partir disso, verifica-se que o PRP viabiliza um ambiente propício para o aprendizado, tanto com o aprimoramento da formação docente, seja ela inicial ou continuada, quanto com a melhoria do aprendizado de Matemática dos estudantes da turma em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1812_TB1205_25042024163247.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITHA DE AGUIAR STANCHI COSTA" "autor_nome_curto" => "TALITHA STANCHI" "autor_email" => "talithasc.2001@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }