Os Biocombustíveis são fontes renováveis sustentavelmente promissora em comparação aos combustíveis fósseis. Essa fonte de combustível renovável é subdividida em gerações, assim, possuindo matérias-primas, métodos de produção, aplicabilidade e tecnologias diferentes umas das outras. As gerações com foco principal são a primeira e quarta, com capacidade de gerar mudanças no cotidiano e suscitar dúvidas e curiosidades acerca das suas semelhanças e diferenças. Nesta perspectiva, destaca-se como ponto positivo a intensa busca pela redução da poluição pelos derivados de petróleo e outros gases poluentes, e sustentabilidade. O objetivo desta pesquisa é comparar os atributos dos Biocombustíveis, com ênfase na primeira e quarta geração, por meio da gamificação como principal metodologia ativa. A pesquisa é classificada como descritiva, uma vez que fez uso de informações específicas e detalhadas acerca do tema abordado. A metodologia apresentada neste estudo trata-se da gamificação, utilizando jogos com fins educativos. Os resultados destacaram a eficácia da gamificação na comparação entre gerações de Biocombustíveis, especialmente na primeira e quarta. A abordagem revelou percepções significativas, proporcionando uma análise envolvente e eficiente. Esses resultados ressaltam o potencial valioso da gamificação na pesquisa de temas complexos, como os Biocombustíveis. As contribuições foram consideráveis e ofereceu uma análise inovadora para envolver e motivar participantes em diferentes contextos.