Este estudo apresenta um relato de experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Pedagogia da [NOME DA FACULDADE], campus da [NOME DA UNIVERSIDADE], tendo como intuito destacar suas contribuições para a formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste relato compreende-se como a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental é crucial para garantir uma educação de qualidade. A pesquisa foi produzida em uma abordagem qualitativa, via estudo bibliográfico, elaborado em 2024, fundamentado em: Canário (2001), Nóvoa (1997), Oliveira e Barbosa (2013) e Rausch (2013). Durante a participação no PIBID, foram identificados desafios na integração entre teoria e prática, destacando a importância do programa em proporcionar experiências de iniciação à docência. O PIBID promove uma abordagem mais integrada na formação dos professores, estimulando uma reflexão constante sobre a prática de ensino. A relação estreita entre a formação nas universidades e a prática nas escolas contribui para a constituição da identidade profissional dos professores. Programas como o PIBID incentivam a adoção de abordagens pedagógicas inovadoras e promovem uma cultura educacional que valoriza o contexto sociocultural dos alunos. Por meio dessas iniciativas é possível enfrentar os desafios da educação contemporânea e promover uma formação mais fundamentada, transformadora e reflexiva.