A relação escola e comunidade é um dos pilares fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pois por meio desta interação, que ao longo das décadas vem se tornando objeto de debates políticos e sociais. Desta forma este trabalho teve o objetivo de apresentar a importância da relação escola e comunidade em seu aspecto social que foi conduzido na Escola Municipal Cantídio Antunes dos Santos, localizada na comunidade de Corrente dos Matões, na zona rural do município de Bom Jesus, Piauí. Que por meio da metodologia pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, com o uso do método de Snowball (bola de neve), foram colhidos os dados sobre os benefícios que a escola trouxe a comunidade, assim como a participação ativa e democrática na gestão institucional, e a importância da escola na vida pessoal dos moradores da comunidade, ex-alunos, e todos os profissionais ligados a escola. Dessa forma, observamos que a chegada da escola na comunidade proporcionou grande impacto positivo na vida profissional e pessoal de ex-alunos e melhorou significativamente a qualidade do ensino na comunidade, assim como melhorou a comunidade como todo. Assim, a pesquisa evidenciou que a escola desempenha e sempre desempenhou um papel significativo na comunidade. Além de contribuir para o processo de alfabetização de diversos moradores, possibilitando que muitos aprendam a ler e escrever, a instituição também oferece um ensino de qualidade que prepara os ex-alunos para prosseguirem seus estudos na cidade e retornarem com uma profissão. Isso tem permitido que muitos ex-alunos ingressem no corpo docente da escola onde um dia estudaram, consolidando um ciclo de educação e desenvolvimento local.