O presente relato de experiência “UTILIZAÇÃO DA AULA PASSEIO COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: um olhar do dos bolsistas do PIBID/UEPA – Igarapé-Açu” traz as experiências como bolsistas, relatando o uso da aula passeio como uma ferramenta para construção da identidade cultural. Esse relato tem como objetivo geral relatar como a aula passeio serviu como uma ferramenta de construção da identidade cultural das crianças. Este trabalho foi elaborado a partir das experiências vividas como bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e por pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. De maneira geral, observamos o quanto é importante instigar e levar o aluno a conhecer suas culturas e raízes, e a aula passeio foi uma maneira fácil de inserir os alunos em um ambiente propício para conhecer e construir a sua identidade cultural. Desse modo, é compromisso como educadores permitir que os alunos tenham acesso aos nossos patrimônios culturais, histórias da cidade, e uma boa maneira de conseguir isso é por meio de aulas passeio, onde esse método vai proporcionar um melhor desenvolvimento além de aprendizagem sobre sua própria cultura.