O presente trabalho trata-se de um relato de experiência com o objetivo de enfatizar a importância da contação de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental visando trabalhar a criatividade, a imaginação e a troca de experiências baseado em fundamentações teóricas como os documentos legais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e as contribuições de Vygotsky (2012) e Magda Soares (2020). A metodologia na qual foi adotada se dividiu em dois momentos um dentro da sala de aula e o outro que é base desse relato em um local ao ar livre em uma praça no qual foi trabalhada uma contação de história sobre a temática cartas, além do momento da própria escuta do processo sobre a dimensão da entrega de cartas foi solicitado o que denominamos de "Carta aberta", na qual as crianças iriam falar o que gostariam de escrever em uma carta tanto para um amigo quanto para um familiar, e finalizando as atividades realizadas naquele espaço, os mesmos receberam cartas das discentes com frases e mensagens de incentivo e todos receberam cartas com seus respectivos nomes. Essa atividade permitiu perceber a importância da ludicidade no que diz a respeito a aprendizagem, a escrita e a oralidade e sem deixar de lado a vivência que os próprios educandos trazem de dentro do seu ambiente familiar.