Os jogos são reconhecidos como uma estratégia valiosa na promoção da aprendizagem em diversos contextos educacionais, proporcionando engajamento, estimulando a criatividade e promovendo a interação social. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo relatar a vivência da utilização de um jogo para o ensino de Genética. O jogo, com o conteúdo sobre a Primeira Lei de Mendel, foi aplicado no 9º ano de uma escola pública de Cabedelo/PB durante ação do Pibid Biologia IFPB Cabedelo. Por meio da aplicação do jogo, observamos uma participação ativa por parte dos alunos, na qual eles demonstraram um bom conhecimento sobre Genética. A atividade contribuiu para a fixação dos conceitos abordados e durante a discussão pós-jogo, observamos uma melhoria na compreensão dos conceitos acerca do conteúdo de Genética e expressões de satisfação dos alunos. Conclui-se que os jogos não só promovem a aprendizagem efetiva, mas também desenvolvem habilidades essenciais, como pensamento crítico e o trabalho em equipe, destacando sua importância na melhoria da qualidade da educação. Por fim, o jogo realizado proporcionou às pibidianas, futuras docentes, a oportunidade de experimentar uma metodologia diferenciada, que estimula a participação ativa dos alunos, o trabalho em equipe e a construção coletiva do conhecimento.