Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DO ENSINO NOTURNO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107605
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 965
    "inscrito_id" => 3994
    "titulo" => "COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DO ENSINO NOTURNO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O artigo aborda os desafios enfrentados pelo ensino noturno, com foco no Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira na percepção dos bolsistas da residência pedagógica. Destaca-se a necessidade de compreender as particularidades dos alunos que frequentam esse período, muitos dos quais são trabalhadores em busca de uma educação para melhorar sua condição socioeconômica. São discutidas as práticas educacionais adotadas, como a falta de flexibilidade curricular e recursos educacionais adequados, bem como questões relacionadas à infraestrutura física da escola. O texto ressalta a importância de os futuros professores acompanharem de perto essas realidades por meio da residência, mesmo antes da formação, para desenvolverem habilidades pedagógicas e sensibilidade às necessidades dos alunos, contribuindo assim para uma educação mais inclusiva e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID3994_TB965_31032024091757.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVAL DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVAL"
    "autor_email" => "luciosilvatst@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107605
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 965
    "inscrito_id" => 3994
    "titulo" => "COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DO ENSINO NOTURNO: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O artigo aborda os desafios enfrentados pelo ensino noturno, com foco no Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira na percepção dos bolsistas da residência pedagógica. Destaca-se a necessidade de compreender as particularidades dos alunos que frequentam esse período, muitos dos quais são trabalhadores em busca de uma educação para melhorar sua condição socioeconômica. São discutidas as práticas educacionais adotadas, como a falta de flexibilidade curricular e recursos educacionais adequados, bem como questões relacionadas à infraestrutura física da escola. O texto ressalta a importância de os futuros professores acompanharem de perto essas realidades por meio da residência, mesmo antes da formação, para desenvolverem habilidades pedagógicas e sensibilidade às necessidades dos alunos, contribuindo assim para uma educação mais inclusiva e de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID3994_TB965_31032024091757.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVAL DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVAL"
    "autor_email" => "luciosilvatst@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O artigo aborda os desafios enfrentados pelo ensino noturno, com foco no Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira na percepção dos bolsistas da residência pedagógica. Destaca-se a necessidade de compreender as particularidades dos alunos que frequentam esse período, muitos dos quais são trabalhadores em busca de uma educação para melhorar sua condição socioeconômica. São discutidas as práticas educacionais adotadas, como a falta de flexibilidade curricular e recursos educacionais adequados, bem como questões relacionadas à infraestrutura física da escola. O texto ressalta a importância de os futuros professores acompanharem de perto essas realidades por meio da residência, mesmo antes da formação, para desenvolverem habilidades pedagógicas e sensibilidade às necessidades dos alunos, contribuindo assim para uma educação mais inclusiva e de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.