Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a produção de trabalhos, desenvolvidos por alunos do 8º. ano do ensino fundamental, de uma escola pública, do município de Abaetetuba, na I Feira Municipal de Matemática de Abaetetuba (I FEMAT). Com esse intuito, apresentamos uma pesquisa, de cunho qualitativo, fundamentada na história da matemática e no uso do material concreto, tendências da educação matemática, que possibilitaram estimular o entendimento sobre a evolução histórica do conhecimento matemático, bem como estimularam a criatividade e a autonomia dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a relação entre residentes, preceptores e professores supervisores do PRP, proporcionou um ambiente colaborativo, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de investigação dos alunos de escola pública, envolvidos na realização da pesquisa e exposição de trabalhos na I FEMAT. A participação dos alunos neste evento, permitiu compartilhar suas experiências e descobertas, de forma a estimular o interesse dos mesmos pela matemática e pela produção de pesquisa. Essa experiência demonstra a relevância do PRP na promoção de trabalhos na área da matemática e instiga o protagonismo dos alunos, contribuindo para a formação de indivíduos críticos, criativos e comprometidos com a disseminação do conhecimento. Espera-se que iniciativas como essa, continuem sendo valorizadas e fortalecidas, visando a melhoria da qualidade da educação e o desempenho integral dos estudantes.