TRABALHO E SAÚDE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107364 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 3645 "titulo" => "TRABALHO E SAÚDE NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A pesquisa Trabalho e Saúde no Ensino de Geografia foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Fortaleza e executada nas turmas do Ensino Técnico Integrado dos cursos em Mecânica Industrial, Eletrotécnica, Edificações e Informática que estão no segundo período de Geografia. O projeto tem como propósito situar os discentes da realidade social moldada pelo capitalismo que abrange as questões de trabalho, saúde e direito do cidadão. A consumação da pesquisa se desenvolveu e foi dividida em cinco encontros, tendo como recursos didáticos, notícias, jogos (Bingo Geográfico), slides e práticas didáticas como rodas de conversas e oficina. Todas as atividades se correlacionam com o intuito de preparar os estudantes para a atividade final, a oficina “Doenças relacionadas ao trabalho: o trabalho não pode causar dor”. Observamos que durante as aplicações do projeto, os alunos conseguiram obter uma maior concentração e dialogar com a aula. Além disso, a interação com os bolsistas aliada às atividades realizadas, estimulou o pensamento crítico e geográfico dos estudantes em relação aos temas abordados. Assim, a Geografia do Trabalho e a Geografia da Saúde se interligam nessa perspectiva de pensar as noções de trabalho e saúde, algo em voga no mundo hoje e que acomete cada vez mais a sociedade atual. A troca de conhecimentos entre os discentes, bolsistas e professores durante o desenvolvimento do projeto indicam a importância de abordar esses conteúdos em sala de aula, pois os temas estão intrínsecos à realidade dos discentes, conforme depoimentos e interações feitas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3645_TB532_25042024194556.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARAMIS MUZZIO GRANGEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "ARAMIS" "autor_email" => "aramis.muzzio@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107364 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 3645 "titulo" => "TRABALHO E SAÚDE NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A pesquisa Trabalho e Saúde no Ensino de Geografia foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Fortaleza e executada nas turmas do Ensino Técnico Integrado dos cursos em Mecânica Industrial, Eletrotécnica, Edificações e Informática que estão no segundo período de Geografia. O projeto tem como propósito situar os discentes da realidade social moldada pelo capitalismo que abrange as questões de trabalho, saúde e direito do cidadão. A consumação da pesquisa se desenvolveu e foi dividida em cinco encontros, tendo como recursos didáticos, notícias, jogos (Bingo Geográfico), slides e práticas didáticas como rodas de conversas e oficina. Todas as atividades se correlacionam com o intuito de preparar os estudantes para a atividade final, a oficina “Doenças relacionadas ao trabalho: o trabalho não pode causar dor”. Observamos que durante as aplicações do projeto, os alunos conseguiram obter uma maior concentração e dialogar com a aula. Além disso, a interação com os bolsistas aliada às atividades realizadas, estimulou o pensamento crítico e geográfico dos estudantes em relação aos temas abordados. Assim, a Geografia do Trabalho e a Geografia da Saúde se interligam nessa perspectiva de pensar as noções de trabalho e saúde, algo em voga no mundo hoje e que acomete cada vez mais a sociedade atual. A troca de conhecimentos entre os discentes, bolsistas e professores durante o desenvolvimento do projeto indicam a importância de abordar esses conteúdos em sala de aula, pois os temas estão intrínsecos à realidade dos discentes, conforme depoimentos e interações feitas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3645_TB532_25042024194556.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARAMIS MUZZIO GRANGEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "ARAMIS" "autor_email" => "aramis.muzzio@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }