A pesquisa Trabalho e Saúde no Ensino de Geografia foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Fortaleza e executada nas turmas do Ensino Técnico Integrado dos cursos em Mecânica Industrial, Eletrotécnica, Edificações e Informática que estão no segundo período de Geografia. O projeto tem como propósito situar os discentes da realidade social moldada pelo capitalismo que abrange as questões de trabalho, saúde e direito do cidadão. A consumação da pesquisa se desenvolveu e foi dividida em cinco encontros, tendo como recursos didáticos, notícias, jogos (Bingo Geográfico), slides e práticas didáticas como rodas de conversas e oficina. Todas as atividades se correlacionam com o intuito de preparar os estudantes para a atividade final, a oficina “Doenças relacionadas ao trabalho: o trabalho não pode causar dor”. Observamos que durante as aplicações do projeto, os alunos conseguiram obter uma maior concentração e dialogar com a aula. Além disso, a interação com os bolsistas aliada às atividades realizadas, estimulou o pensamento crítico e geográfico dos estudantes em relação aos temas abordados. Assim, a Geografia do Trabalho e a Geografia da Saúde se interligam nessa perspectiva de pensar as noções de trabalho e saúde, algo em voga no mundo hoje e que acomete cada vez mais a sociedade atual. A troca de conhecimentos entre os discentes, bolsistas e professores durante o desenvolvimento do projeto indicam a importância de abordar esses conteúdos em sala de aula, pois os temas estão intrínsecos à realidade dos discentes, conforme depoimentos e interações feitas em sala de aula.