O presente texto é um relato analítico de uma atividade lúdica-pedagógica, definida como “Debate Geográfico”, desenvolvida na escola Municipal Laura Pereira da Silva com a turma do 8º ano, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, abordando o tema “as Américas”. Para isso, a atividade desenvolvida contou com perguntas e respostas abertas relacionadas ao conteúdo abordado e dirigidas aos grupos formados anteriormente em sala, de forma que, os grupos tinham a oportunidade de reformular e melhorar as respostas durante a atividade. Essa metodologia adotada proporcionou uma análise qualitativa do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, apesar do esforço para contextualizar as respostas, os alunos, não habituados com o modelo da atividade proposta, apresentaram dificuldade em responder as perguntas e reformular as respostas apresentadas pelos dois grupos. Logo, a dificuldade apresentada é o reflexo do ensino de uma geografia tradicional praticada nas salas de aula da educação básica, inviabilizando o pensar e o raciocínio geográfico.