DESAFIOS DA REGÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADUAL DE ENSINO
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107780 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1270 "inscrito_id" => 654 "titulo" => "DESAFIOS DA REGÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADUAL DE ENSINO" "resumo" => ": Este relato objetiva evidenciar alguns aspectos da experiência da regência na disciplina de Língua Portuguesa durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, edição 2022-2024, na Escola Estadual Humberto Mendes, localizada no município de Palmeira dos Índios -AL, levando em consideração que a prática profissional é um momento muito esperado pelo licenciando em formação, que visa consolidar a teoria aprendida durante este processo. Sob esse prisma, buscou-se relatar os desafios encontrados enquanto residente dentro do contexto da educação básica estadual da rede de ensino público. Para embasar as discussões levantadas, amparou-se nas bibliografias de FARIA & PEREIRA (2019), FILHO; MARTINS e SOUZA (2021), NÓVOA (2022), e as PORTARIAS GAB N° 38 e N° 82 da CAPES (2018; 2022), que ao dialogarem a relação da formação à prática docente, sustentam as ideias aqui argumentadas. O texto encontra-se organizado em dois momentos, a saber: o primeiro descreve a relevância do programa para a comunidade acadêmica. O segundo, reflete a experiência das ações desenvolvidas no percurso de atuação no PRP. Assim, sinalizou-se que a conquista da participação no Programa de Residência Pedagógica é uma oportunidade singular, que contribui significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento dos futuros professores, embora quão desafiante ainda seja o cenário educacional, principalmente na rede de ensino público." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID654_TB1270_21042024231233.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "edilenesl2023@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107780 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1270 "inscrito_id" => 654 "titulo" => "DESAFIOS DA REGÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADUAL DE ENSINO" "resumo" => ": Este relato objetiva evidenciar alguns aspectos da experiência da regência na disciplina de Língua Portuguesa durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, edição 2022-2024, na Escola Estadual Humberto Mendes, localizada no município de Palmeira dos Índios -AL, levando em consideração que a prática profissional é um momento muito esperado pelo licenciando em formação, que visa consolidar a teoria aprendida durante este processo. Sob esse prisma, buscou-se relatar os desafios encontrados enquanto residente dentro do contexto da educação básica estadual da rede de ensino público. Para embasar as discussões levantadas, amparou-se nas bibliografias de FARIA & PEREIRA (2019), FILHO; MARTINS e SOUZA (2021), NÓVOA (2022), e as PORTARIAS GAB N° 38 e N° 82 da CAPES (2018; 2022), que ao dialogarem a relação da formação à prática docente, sustentam as ideias aqui argumentadas. O texto encontra-se organizado em dois momentos, a saber: o primeiro descreve a relevância do programa para a comunidade acadêmica. O segundo, reflete a experiência das ações desenvolvidas no percurso de atuação no PRP. Assim, sinalizou-se que a conquista da participação no Programa de Residência Pedagógica é uma oportunidade singular, que contribui significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento dos futuros professores, embora quão desafiante ainda seja o cenário educacional, principalmente na rede de ensino público." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID654_TB1270_21042024231233.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "edilenesl2023@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }