: Este relato objetiva evidenciar alguns aspectos da experiência da regência na disciplina de Língua Portuguesa durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, edição 2022-2024, na Escola Estadual Humberto Mendes, localizada no município de Palmeira dos Índios -AL, levando em consideração que a prática profissional é um momento muito esperado pelo licenciando em formação, que visa consolidar a teoria aprendida durante este processo. Sob esse prisma, buscou-se relatar os desafios encontrados enquanto residente dentro do contexto da educação básica estadual da rede de ensino público. Para embasar as discussões levantadas, amparou-se nas bibliografias de FARIA & PEREIRA (2019), FILHO; MARTINS e SOUZA (2021), NÓVOA (2022), e as PORTARIAS GAB N° 38 e N° 82 da CAPES (2018; 2022), que ao dialogarem a relação da formação à prática docente, sustentam as ideias aqui argumentadas. O texto encontra-se organizado em dois momentos, a saber: o primeiro descreve a relevância do programa para a comunidade acadêmica. O segundo, reflete a experiência das ações desenvolvidas no percurso de atuação no PRP. Assim, sinalizou-se que a conquista da participação no Programa de Residência Pedagógica é uma oportunidade singular, que contribui significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento dos futuros professores, embora quão desafiante ainda seja o cenário educacional, principalmente na rede de ensino público.