Entende-se por desenvolvimento motor habilidades adquiridas ao longo da vida de determinado indivíduo, com a competitividade saudável nas escolas desempenhando um papel de efeito estimulante para motivação dos estudantes, favorecendo a disposição para as atividades de ensino e contribuindo diretamente com a aprendizagem. Este relato objetiva descrever o impacto da competição nas valências físicas e sociais dos estudantes. Foi realizada uma avaliação formativa, baseada em uma pesquisa-ação utilizando como ferramenta o FMPAI, constituída em um plano de 8 semanas, onde atividades especificas eram passadas para os alunos com o intuito de aprimorar seus gestos motores relacionados a manipulação, locomoção e estabilidade, e a cada 2-3 semanas, um novo FMPAI era feito a fim de avaliar a evolução da turma. Encontramos resultados positivos após cada FMPAI, resultando numa evolução das valências motoras dos alunos a cada novo teste, e principalmente com a competição estabelecida. Com a disputa, a porcentagem de aumento das habilidades fundamentais foi de maior curva do que sem as competições, indicando um maior engajamento e disposição dos alunos para executar as atividades propostas. Os resultados indicam a ação positiva e negativa nos aspectos sociais e motores. O ato de competir faz tornar as atividades mais atrativas para os alunos, gerando um maior engajamento, porém apontando uma certa variação nos resultados obtidos no instrumento de avaliação nos aspectos motores.