RESUMO: A formação de professores do e para o campo na Amazônia paraense ainda enfrenta inúmeros desafios como a descontextualização dos saberes regionais e locais. Assim, a vivência do licenciando com as escolas do campo torna-se cada vez mais importante e nesse cenário o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID tem um papel fundamental. Diante do exposto, o objetivo geral desse trabalho é refletir sobre a importância do Subprojeto-PIBID para a formação de professores do campo na Amazônia Paraense, a partir das experiências vivenciadas no dia a dia dos bolsistas em escolas do campo. trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual fez uso da observação e das vivências dos bolsistas para a coleta de dados em duas escolas do campo do município de Igarapé-Miri-PA. Os resultados além de apontarem as atividades desenvolvidas pelos pibidianos, também destacam a importância para a sua formação docente, haja vista que possibilitou a sua participação efetiva no cotidiano escolar, inclusive no acompanhamento e regência de aulas. Sendo assim, é possível mensurar o quanto é importante o papel que o Subprojeto-PIBID para a formação de futuros professores do campo na Amazônia Paraense, pois ao proporcionar aos licenciandos uma compreensão maior acerca da realidade do espaço onde devem desenvolver sua prática profissional.