O estudo aborda o processo de elaboração de uma proposta didática desenvolvida a partir do Subprojeto Matemática, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina voltada ao ensino de sistemas de equações lineares, utilizando o jogo "Pega Varetas" como instrumento pedagógico inclusivo. A proposta visa explorar a complexidade e diversidade de aprendizagens, buscando analisar significados e motivações relativas aos sistemas lineares, fundamentando-se nas teorias de Aprendizagem Significativa (TA) e na Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS). O método adotado consistiu em uma abordagem qualitativa, orientando os estudantes para uma assimilação significativa ao comparar cores e pontuações, incentivando o pensamento em termos algébricos. Os procedimentos envolveram a inclusão de estudantes com diversidade funcional a partir das indicações dos profissionais da instituição e foram desenvolvidos como forma de intervenção, considerando as experiências anteriores dos estudantes e pautada nos pressupostos da Educação Matemática Inclusiva. A proposta revelou promissor potencial ao empregar a abordagem lúdica do jogo "Pega Varetas", tornando mais acessível a aprendizagem representativa. Nesse contexto, os estudantes poderiam associar cores e seus valores a conhecimentos algébricos e, dessa forma, foi possível desenvolver uma proposta que considerou as necessidades individuais dos participantes, criando um ambiente propício para uma aprendizagem equitativa.