Este artigo aborda os impactos e a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação profissional do docente, bem como, a sua utilização como um espaço-tempo de construção dessa identidade. Objetiva-se, apresentar o programa e analisar as possibilidades da educação de nível básico e pública do país. A metodologia de pesquisa partiu, inicialmente, de um estudo realizado a partir da experiência pessoal do autor vivida no programa, na Escola Estadual Humberto Mendes, na cidade de Palmeira dos Índios/AL, durante o biênio 2022-2024. Associado a uma pesquisa de caráter qualitativo, revisando autores que trabalham a temática, tais como: Felício (2014), Gonçalves (1992), Severino (2002), Soczek (2011), Souza (2010) e Zeichner (2010). O principal resultado alcançado foi uma provocativa reflexão sobre assuntos referentes à prática docente, suas diversas possibilidades de formação e uma perspectiva do contexto em que a educação brasileira se encontra. Apresentamos o fruto de uma pesquisa ainda em andamento, pois tanto o PIBID como a educação brasileira, devem ser contínuos e veementemente discutidos por todos os partícipes.