A pesquisa em questão, conduzida durante o período de novembro de 2022 a dezembro de 2023, investigou o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos do terceiro ano do Ensino Médio na escola estadual Prof. Yolanda Chaves, situada em Bragança do Pará. O estudo foi realizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo projeto praticas pedagógicas Português/Libras da Universidade Federal do Pará (UFPA) do Campus Bragança. O desafio inicial foi abordar a educação de surdos, destacando a importância de um ambiente inclusivo para promover o desenvolvimento acadêmico e social desses estudantes no ensino médio. A pesquisa buscou inovações pedagógicas e inclusivas para o ensino de Língua Portuguesa, reconhecendo a comunicação como elemento crucial para garantir o acesso efetivo dos surdos ao ensino da língua através de jogos didáticos, visando a igualdade de oportunidades. O estudo visa contribuir para o avanço da educação inclusiva, permitindo a participação plena de estudantes surdos no processo educacional e promovendo uma sociedade mais equitativa. Seu objetivo central é investigar e refletir sobre o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa para estudantes surdos no Ensino Médio em escola regular em Bragança, Pará. Embasado em pesquisas de autores como Goldenberg (2011), Lohn (2015), Nascimento et al (2021), Quadros (2006), Salles et al (2004) e Sousa (2020), o projeto procura fortalecer o entendimento sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos no contexto brasileiro.